Talude pode ser definido como uma superfície inclinada que delimita um maciço terroso ou rochoso. Ou seja, podemos entender como talude, qualquer tipo de terreno natural, artificial ou inclinado.
O talude nada mais é do que um terreno inclinado que serve como base de sustentação ao solo. Ele pode ser encontrado de origem natural (criado pela natureza) ou artificial (feito pelo homem).
Os taludes construídos pela ação humana resultam de cortes em encostas, de escavações ou de lançamento de aterros. Os cortes devem ser executados com altura e inclinação adequadas, para garantir a estabilidade da obra. O projeto depende das propriedades geomecânicas dos materiais e das condições de fluxo.
Talude de corte é aquele que se forma como resultado de um processo de corte, de retirada de material. Talude de aterro é aquele que se forma como resultado da deposição, da terraplenagem e de botas-fora.
Um talude é uma superfície inclinada do solo que limita um platô. A inclinação natural de taludes durante a execução de aterros é de 1/1 (1 por 1 ou 1 para 1) ou 45º, não sendo aconselhado uma inclinação superior pois não garante a sua estabilidade, resultando em desabamento do platô superior ao talude. ...
A análise da estabilidade de taludes é feita avaliando-se as condições de equilíbrio da massa de solo num estado de ruptura iminente. , é determinada por um processo de procura (processo iterativo). equilíbrio de momentos em relação ao centro do círculo, considerando os pesos e as forças tangenciais na base das fatias.
Quais são as diferentes técnicas de estabilização de taludes?
O Fator de Segurança é resultante da divisão da resistência disponível (capacidade de carga do solo reforçado – pr) pela solicitação (carregamento aplicado – p).
De maneira geral muitos são os métodos utilizados para a estabilização de taludes, um dos mais usuais é a: Diminuição da inclinação do talude, esse é o método mais simples de reduzir o peso é a suavização de seu ângulo de inclinação, ou pela execução de patamares.
Talude de Jusante: Superfície inclinada do maciço que não está em contato com a água do reservatório.
Para evitar ou diminuir a erosão superficial costuma-se revestir o talude com grama, óleo queimado ou qualquer outro produto que evite ou diminua a erosão. Para das apoio estrutural, pode-se construir estruturas tipo Muro de Arrimo, Muro de Contenção com finalidade de dar sustentação estrutural ao talude.
Além da drenagem, o plantio de árvores pode proteger o barranco. Alguns espécimes tem enraizamento profundo, que funciona como estaca. É o caso do eucalipto, que cresce cinco metros para cima e tem cerca de três metros de raiz. Ela forma uma espécie de aramado, travando o terreno.
Nunca jogue água de pia, tanque ou chuveiro nas encostas. Além de ser errado e contaminar o solo, umedece a área e aumenta o risco de deslizamento. O melhor a fazer para a prevenção é instalar canaletas ou tubos para o escoamento dessas águas usadas.
Solo grampeado é uma técnica de contenção ou reforço de taludes que consiste, basicamente, no uso de elementos chumbadores enterrados. O método se faz presente na execução de estradas, túneis, remediações de deslizamento, entre outras obras.
solo reforçado em corte é uma técnica de melhoria de solos, que permite a contenção de taludes naturais de corte, por meio da execução de chumbadores, concreto projetado e drenagem. ... Os taludes gerados por escavação são eficientemente contidos através do uso de solo grampeado.
Os muros em Terra Armada, também conhecida como solo armado ou reforçado, são estruturas de contenção flexíveis, do tipo gravidade, que associam aterro selecionado e compactado a elementos lineares de reforço que serão submetidos à tração e a elementos modulares pré-fabricados de revestimento.
Concreto projetado é aquele pneumaticamente transportado e projetado em alta velocidade sobre uma superfície. É autocompactado e de grande resistência. ... Aplicação do concreto projetado, técnica utilizada na construção civil brasileira desde a década de 1960.
A invenção do concreto projetado é atribuída a Carl Ethan Akeley, escultor e naturalista do Museu Americano de História Natural que revolucionou a taxidermia através do desenvolvimento de modernos dermoplásticos: o processo de montagem de modelos de animais anatomicamente convincentes por meio de tubos, arames, tecidos ...
O concreto protendido é o meio mais utilizado para aumentar a resistência à tração do concreto. Este método construtivo tem como objetivo melhorar o desempenho das estruturas utilizando todo o potencial do concreto à compressão, deixando os esforços de tração para a armadura.
O concreto protendido é aplicado com o objetivo de elevar a resistência da estrutura, oferecendo, ainda, as seguintes vantagens à obra:
O concreto armado tem uma elevada resistência à compressão em comparação aos outros materiais de construção. Devido à armação, esse material estrutural também pode suportar uma boa quantidade de esforços de tração. O custo de manutenção do concreto armado é muito baixo.
Alvenaria Estrutural - Vantagens e Desvantagens
As principais vantagens trazidas a estrutura são: Peças leves comparadas as do concreto armado convencional; grande durabilidade devido a diminuição da fissuração, desde modo, elevando a resistência de agentes agressivos no contato com a armadura; elevada resistência a incêndios; favorável a pré-moldagem, devido ao ...
A utilização de aços de elevada resistência, como armaduras de concreto armado, fica limitada pela fissuração do concreto. ... Sob ação de cargas mais elevadas, as tensões de tração ultrapassam as tensões prévias, de modo que o concreto fica tracionado e com fissuras.
Qual a máxima deformação de alongamento no concreto e na armadura? A deformação máxima de alongamento do concreto é de 3,5 ‰enquanto a da armadura é de 10 ‰. ... É resistente à compressão, porém não à tração, sendo necessária a utilização de armadura de aço.
O módulo de elasticidade do aço de armadura ativa para concreto protendido pode ser considerado como 200 GPa e armadura passiva considerar 210 GPa. Já a classe de concreto corresponde a menor resistência característica à compressão que pode ser utilizada em é a classe C25, ou superior, ao concreto com armadura ativa.
Qual a classe de concreto corresponde a menor resistência característica à compressão que pode ser utilizada em estruturas de concreto protendido? C20. C15.