O conceito e as características do fato social Durkheim - compreendendo os fatos sociais como “Formas de sentir, pensar e agir – valores morais, crenças, normas, doutrinas” bem como suas características próprias (generalidade, exterioridade e coercitividade).
Durkheim definiu fato social como: É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior. ou: que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais.
O processo de socialização da seres sociais inicia-se ainda na infância, quando ainda bebês, os indivíduos são socializados e apresentados às regras sociais pelos pais. É a partir, principalmente, da mãe e do pai que a criança começa a estabelecer os vínculos com o mundo do qual fará parte.
A interação é essencial para aprendermos a lidar com o mundo, por isso, a socialização na Educação Infantil é primordial para que a criança interaja em um ambiente diferente do familiar. ... A forma com que as crianças lidam com as regras e os limites varia durante o processo de desenvolvimento.