1) Os esporófitos são as estruturas que causam a reprodução das plantas, de todas elas. Os estróbilos são as estruturas reprodutoras das Gimnospermas, onde há o megastróbilo e o microstróbilo, o primeiro é feminino e o segundo é masculino.
Esse grupo vegetal é o que apresenta maior diversidade de espécies, sendo estimado um total de mais de 450.
substantivo feminino [Botânica] Fenômeno de produção de espórios de diversos tipos pela mesma planta ou por plantas diferentes da mesma espécie. Etimologia (origem da palavra heterosporia). Hétero + esporo + ia.
As pteridófitas, também chamadas plantas vasculares sem sementes, são um grupo de plantas em que se observam a presença de xilema e floema (vasos condutores) e a ausência de sementes, característica esta que surge apenas nas gimnospermas.
Significado de Gimnospermas substantivo feminino plural [Botânica] Divisão das plantas fanerogâmicas, da ordem das coníferas, que compreende as árvores e arbustos nos quais os óvulos e as sementes se apresentam nus e sem pericarpo.
Qual o habitat preferencial das gimnospermas (pinheiros, sequoias e ciprestes)? Ambientes de clima frio ou temperado.
As plantas gimnospermas chamam-se de coniferas porque durante o ciclo de crescimento exibem uma forma conica ou forma de um cone. Razao pela qual sao denominadas assim!
Duas estruturas são importantes na evolução das angiospermas: a flor e o fruto. As flores possuem uma diversidade de tamanhos e cores, podendo ainda serem perfumadas ou apresentarem odores fétidos para a atração de moscas e besouros.
A polinização é a transferência do pólen que fica na antera, ou parte masculina da flor, para a estigma, que é a parte feminina. Pode haver a autopolinização, bem como a polinização indireta ou cruzada. Muito embora neste última haja a necessidade de um agente polinização para que o processo ocorra.