Alimentos de origem animal: Gema de ovo, uma grande fonte de gordura, carne vermelha, fígado, rins e carnes de vísceras, moluscos, crustáceos e produtos lácteos como leite, manteiga e queijo.
Significado de Gorduroso adjetivo Que tem a consistência ou a natureza da gordura. Gordurento, oleoso, graxo.
Alimentação sem gordura: como passar a comer de forma mais light
De acordo com o nutricionista Ricardo Vargas, o problema da fritura está no fato de transformar uma gordura boa em ruim. Ele explica que esse processo de fritar o alimento faz com que a gordura boa fique saturada, gerando assim uma matéria-prima para o corpo produzir mais colesterol ruim.
A fritura aumenta a pressão arteria, gera acúmulo de gordura abdominal, resistência à insulina, obesidade e doenças como câncer.
Os principais problemas relacionados com estes tipos de gorduras encontradas na fritura, quando consumidos em excesso, são: doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, desenvolvimento de câncer, redução do crescimento, má absorção de nutrientes, diminuição da fertilidade, entre outras.
Publicado em: Revisado em: Por alguns dias, um cardápio mais saudável, beber bastante água, evitar doces e bebidas alcóolicas podem ajudar a desintoxicar o organismo.
Dicas do que fazer depois de exagerar na comida
O óleo utilizado para fritar os alimentos não deve ser reaproveitado porque sua reutilização aumenta a formação da acroleína, uma substância que aumenta o risco de doenças como irritação do intestino e câncer. Em caso de frituras repetidas, cuidados especiais devem ser tomados para reduzir a produção de acroleína.
O que tomar para para má digestão
Quer se sentir mais leve e cheia de energia? Confira as estratégias que ajudam a limpar seu organismo
Esse óleo gera colesterol oxidado que atua como um radical livre no seu corpo. O colesterol oxidado está diretamente ligado às doenças cardíacas(4). Se você reutiliza esse óleo, a cada vez que o reutiliza o ponto de queima dele se torna menor, ou seja, mais tóxico e perigoso ele se torna.
Halpern explica que a gordura pode fazer bem para o corpo se consumida dentro do recomendado. O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade. As células de gordura estão localizadas sob a pele, abaixo da derme (região subcutânea) e entre as vísceras.
Outros sintomas muito comuns do efeito que o consumo de comidas gordurosas tem no nosso sistema digestivo são a diarreia e as cólicas. Além de permanecer mais tempo no estômago, a comida gordura entra mal nos intestinos, levando muitas vezes a estes fenómenos. Desregula as bactérias do intestino.
A seguir, confira alguns dos principais problemas provocados pelo excesso de gordura na alimentação.
O consumo excessivo de carboidrato é um dos principais problemas para a pessoa definir o abdômen. Além disso, o excesso de açúcar facilita a formação de gases que leva ao inchaço e estufamento da barriga. O carboidrato pobre em fibras ainda dificulta o funcionamento intestinal.
O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade. Além disso, pesquisas mostram que o consumo excessivo da gordura saturada de origem animal provoca uma inflamação no hipotálamo, a região do cérebro que controla a fome e a saciedade.