... as Adaptações Curriculares de Pequeno Porte (Adaptações Não significativas) são modificações promovidas no currículo, pelo professor, de forma a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular, juntamente com seus ...
As categorias de Adaptações Curriculares de Pequeno Porte são as mesmas que as de Grande Porte, a saber: Adaptações de acesso ao currículo, Adaptação de objetivos, Adaptação de conteúdo, Adaptação do método de ensino e Adaptação de procedimentos de Avaliação. (ARANHA, 2000).
As adaptações de grande porte compreendem modificações maiores de natureza política, administrativa, financeira, burocrática que altera significativamente os documentos oficiais da escola, e que extrapola a área de atuação específica do professor, das quais podemos citar a criação de condições físicas, ambientais e ...
Significado de Adaptação substantivo feminino Ação de adaptar, de ajustar uma coisa a outra; resultado desta ação: adaptação do texto ao tema. ... [Biologia] Integração de uma pessoa ao ambiente onde se encontra: a adaptação escolar de uma criança.
A adaptação é um processo pelo qual os seres vivos desenvolvem características que os ajudam a sobreviver em seu habitat. As cores desta mariposa, por exemplo, permitem que ela se confunda com o tronco da árvore e despiste os pássaros, seus predadores.
“Adaptação fisiológica é uma capacidade funcional que permite a integração entre fatores genéticos e do meio ambiente, resultando em RESPOSTAS FISIOLÓGICAS previsíveis, segundo critérios pré definidos como o tipo de exercício e a DOSE DE ESFORÇO”.
Em psicologia a adaptação refere-se não tanto a uma relação entre o organismo e o meio biológicos, mas, principalmente, a uma relação entre indivíduo e meio social.
No processo de adaptação literária são utilizados processos e feitas escolhas norteadas de acordo com o público ao qual a obra adaptada se destina – neste caso, o infantojuvenil –, implicando em abordagens específicas de texto e imagem.
Resposta. processo pelo qual um ser se ajusta a uma nova situação; acomodação, capacidade de os seres vivos ajustarem-se ao ambiente; característica de um organismo ou de uma espécie que possibilita sua sobrevivência em um determinado ambiente.
Adaptação e Lesão Reversível Usualmente as células adaptam-se por diferentes alterações celulares, que repercutem nos tecidos e órgãos, a saber, hiperplasia, hipoplasia, hipertrofia, hipotrofia, atrofia, metaplasia e acúmulos intracelulares.
Capacidade da célula de se adaptar a alterações no seu meio ambiente e sobreviver em condições adversas • Alterações adaptativas estruturais (alteração no padrão normal de crescimento) O QUE PODE CAUSAR ESSAS ALTERAÇÕES NA CÉLULA? ...
As lesões celulares irreversíveis levam à morte da célula por um de dois possíveis mecanismos: necrose ou apoptose. Pode-se definir necrose como as alterações que ocorrem após a morte celular em um organismo vivo. É sempre patológica e habitualmente provoca inflamação no local afetado.
TUMEFAÇÃO TURVA TUMEFAÇÃO TURVA e DEGENERAÇÃO HIDRÓPICA são sinonímias das lesões reversíveis que apresentam a mesma alteração, definindo-se: é a lesão celular reversível caracterizada pelo Page 5 acúmulo de água e eletrólitos no interior da célula, tornando-a tumefeita e aumentada de volume.
Sinonímia: "Hidropsia celular", Edema intracelular. Conceito: Acúmulo intracelular de água (hiperhidratação celular), conseqüência de desequilíbrios no controle do gradiente osmótico à nível de membrana citoplasmática e nos mecanismos de absorção e eliminação de água e eletrólitos intracelulares.
Aumento ou inchaço patológico de um órgão, de uma parte do corpo ou de uma estrutura orgânica.
A hiperemia é uma alteração da circulação em que há aumento do fluxo sanguíneo para um órgão ou tecido, o que pode acontecer de forma natural, quando o organismo precisa de maior quantidade de sangue para que funcione corretamente, ou como consequência de doença, ficando acumulado no órgão.
O edema surge como consequência do acúmulo de líquido sob a pele, em tecidos que não pertencem ao sistema circulatório. São mais comuns nos membros inferiores, mas podem ocorrer nos braços e mãos, face, cavidade abdominal (ascite ou barriga d'água) e ao redor dos pulmões (derrame pleural).