Este exame pretende avaliar todo o colo do útero, em especial a zona de transformação (ZT) ou junção escamocolunar (JEC), uma vez que é nesta área que ocorrem as alterações responsáveis pelo aparecimento das lesões cervicais.
O núcleo das células superficiais é central, picnótico, redondo a oval, sem padrão de cromatina visível com membrana nuclear regular. As células intermediárias surgem geralmente na 2ª fase do ciclo (pós-ovulação) na gravidez, na menopausa e na terapêutica com progesterona.
As células escamosas intermediárias têm tamanho semelhante às células escamosas superficiais, com núcleos vesiculares centrais ligeiramente maiores que as superficiais, com um padrão de cromatina fino e uniforme, citoplasma cianofílico / eosinofílico transparente e abundante.
Os resultados do exame de Papanicolau são liberados pelo laboratório de acordo com as características das células observadas no microscópio, podendo ser:
Gravidez: de acordo com a ginecologista, no exame é possível detectar, pois o útero pode assumir uma tonalidade azulada devido ao aumento do fluxo sanguíneo.
Então preparamos uma lista com as sete coisas que grávida não pode fazer de jeito nenhum e explicamos rapidamente o porquê de cada uma dessas ações.
A partir do quarto mês de gravidez, esqueça a primeira parte. Nesse período, já é possível notar uma barriguinha saliente, pois o útero, que fica na região pélvica, sobe para a região abdominal umbilical.