Terminologia Cirúrgica. é o conjunto de termos próprios que expressam o segmento corpóreo afetado e a intervenção cirúrgica realizada no tratamento daquele tipo de afecção.
A cistectomia é a cirurgia através da qual é retirada unicamente a bexiga ou bexiga e próstata.
Durante o procedimento, é inserido um ressectoscópio na bexiga, que tem como objetivo a retirada de tumores superficiais da mesma. É preciso submeter o paciente à anestesia regional ou geral. Há casos onde pode ocorrer a remoção completa ou parcial do órgão. A retirada completa chama-se cistectomia radical.
Se a bexiga romper, a urina liberada na cavidade abdominal pode resultar em choque por intoxicação em um organismo já debilitado. A morte por obstrução das vias urinárias pode ocorrer dentro de três dias.
Ambas são situações de emergência real, pois a função de filtração do rim para quando a urina não é expulsa. Rins que não funcionam representam uma insuficiência renal, situação que pode comprometer realmente a vida do gato. Assim, à mais mínima suspeita de disúria ou enurese, é necessário levar o gato ao veterinário.
Se o seu gatinho estiver com dificuldade para fazer as fezes, certifique-se de que está oferecendo a quantidade ideal de fibra e ofereça mais água para ele. Caso o bichano não se interesse pelo líquido, você pode dar para ele em uma seringa, pois é muito importante que ele se mantenha hidratado.
Se o gato tem um problema de infecção bacteriana deverá tomar antibióticos (estas não ocorrem com frequência). Para o caso de cistite o tratamento começará por aliviar a dor administrando medicamentos para relaxar e evitar obstruções nas vias urinárias.
2. É essencial conhecer os hábitos diários normais de micção e defecação do seu gato. Alguns gatos estão perfeitamente bem urinando cinco vezes por dia, enquanto para outros, isso indicaria um aumento dramático. Muitos gatos usam a caixa de areia apenas uma ou duas vezes por dia, e andar quatro vezes seria um problema.
O especialista explica que todo bichano deve ir ao banheiro, pelo menos, uma vez ao dia. “Diariamente, o tutor deve encontrar fezes na caixinha de areia”, comenta. Porém, de acordo com o veterinário, mesmo pets saudáveis podem passar um ou até dois dias sem fazer suas necessidades, dependendo da dieta e dos hábitos.
Os gatinhos não sabem fazer as necessidades sozinhos (a mãe-gato os lambe) e precisam da sua ajuda. Normalmente eles vão urinar todas as vezes que forem estimulados, mas defecar nem sempre. Porém, fique atento: eles não podem ficar 3 dias seguidos sem defecar. Se isso acontecer, procure um veterinário urgente.