Como conjunção adversativa, o “mas” é utilizado quando o locutor quer expor uma ideia contrária a que foi dita anteriormente. Exemplo: Sou muito calmo, mas estou muito nervoso agora. Nesse caso, ela possui o mesmo sentido de: porém, todavia, contudo, entretanto, contanto que, etc.
Significado de Explicativo adjetivo Que pode ser utilizado ou desenvolvido com o propósito de explicar; elucidativo. [Gramática] Diz-se da conjunção que, geralmente coordenativa, é utilizada para expressar uma explicação. Etimologia (origem da palavra explicativo).
Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas. ... Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas.
A vírgula é obrigatória quando a conjunção "mas" marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. A regra também vale para outras conjunções, como "porém" , "todavia" e "entretanto". Exemplos: Faz frio, mas não nevou.
A conjunção pois é habitualmente acompanhada de vírgulas quando se localiza no meio ou no fim da oração. Quando pois tem um sentido explicativo, sinônimo de porque, a vírgula deverá ser usada antes da conjunção. Eu tive nota dez na prova, pois estudei mesmo muito.
Na expressão MAS, SIM, o “sim” é tão somente um reforço de “mas”, podendo, por isso, ser retirado da frase sem nenhum prejuízo de sentido; nesse caso, porém, deve vir entre vírgulas porque é um elemento intercalado. Exemplos: Biúde não quer obediência, mas, sim, respeito.
A expressão e sim, que introduz uma ideia contrária, uma correção da anterior, deve ser precedida de vírgula. Entretanto, não se deve isolar o sim com vírgulas. Use somente uma, antes do e sim.
"Assim" é utilizado para mostrar como algo é feito. Exemplo: "Isso deve ficar assim." "Há sim" vem do verbo haver, então quer dizer que existe algo lá, etc. "Ah, sim" é utilizado como forma de entendimento, mostra que você entendeu o que foi dito após uma explicação.
A forma mais correta de escrita dessa expressão é “Ah, está!”, indicando que algo está certo ou está bom. Apesar disso, na linguagem falada é comum a supressão do fonema inicial do verbo estar, sendo aceitável a forma “Ah, tá!”.
advérbio Resposta afirmativa; exprime aprovação; demonstra consentimento.
B - I guess so. Eu acho que sim. Outra forma bem comum de dizer “eu acho que sim” é I think so ou para “eu acho que não”, I don't think so.
Ambas são do latim – sim vem de “sic” e não vem de “non”. O “sic” corresponde ao nosso “assim”, palavra que acabou abreviada para virar o sim.
A tradição luso-brasileira classifica os advérbios em classes semânticas, e sim como advérbio de afirmação. ... Neste sentido, sim é um advérbio disjunto.