Quando a urocultura é positiva para a bactéria, é indicado no laudo a quantidade em que se encontra na urina e a que antibióticos é sensível, sendo normalmente Fosfomicina, Nitrofurantoína, Amoxicilina com Clavulonato, Norfloxacino ou Ciprofloxacino.
A urocultura é feita através da colocação da urina em um meio propício à reprodução de bactérias, chamado meio de cultura.
A coleta deve ocorrer em condições normais de hidratação, haja vista que a urocultura é um exame quantitativo; Utilização de frasco estéril com tampa, resistente a vazamentos.
Para o exame de Urocultura o frasco deverá ser estéril; Colher a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato, colhendo o jato intermediário (para o exame de EAS não precisa ser a primeira urina, desde que não tenha urinado por 4 horas); Fechar o frasco imediatamente, evitando contaminações; e.
Enxugar com toalha limpa ou gaze. COLETA: Retirar o papel que recobre a parte adesiva e fixar o orifício do saco coletor. Assim que a criança urinar no saco, deve-se fechá-lo colando as bordas do orifício e verificar se está bem vedado. A urina deve ser mantida em geladeira até ser levada ao laboratório.
- Retirar uma amostra da fralda imediatamente após a evacuação. Usando uma pazinha, coletar uma porção das fezes, do tamanho de uma noz, e colocar no frasco próprio (aproximadamente uma parte de fezes e quatro partes de conservante). - Fechar bem o frasco e agitar de modo a dissolver as fezes completamente.
Colocar o coletor de forma que a abertura fique próxima ao canal uretral. Aguardar 30 minutos. Se após 30 minutos a criança não urinou, repita o procedimento. Se urinou, observe o volume se for grande feche o saco coletor com cuidado para que não vaze.
Técnica para estimular a urina em bebês Os participantes foram randomizados para uma coleta padrão sem estimulação adicional ou para a técnica “Quick-Wee”, que consiste em passar gaze embebida em soro fisiológico em um movimento circular na área suprapúbica do bebê durante 5 minutos.
Como incentivar a criança a fazer xixi?
Se estiver preocupada porque o seu bebé não está a urinar, coloque um lenço de papel dentro da fralda durante quatro a seis horas e verifique com frequência de está húmido. Se o lenço de papel se mantiver seco, telefone imediatamente ao pediatra.
A retenção urinária é definida como a incapacidade de esvaziar a bexiga completamente ou parcialmente. Sofrer de retenção urinária significa que você pode ser incapaz de iniciar a micção, ou se você é capaz de começar, você não consegue esvaziar completamente a bexiga.
Confira abaixo a lista de dicas do que fazer e o que não fazer para nunca mais ter mais esse sofrimento.
Tratamento. Se a pessoa não puder urinar, os médicos imediatamente inserem um tubo de borracha fino na bexiga (cateter urinário) para remover a urina retida e fornecer alívio. A causa da retenção urinária é tratada. Os medicamentos que podem causar a retenção urinária são interrompidos sempre que possível.
A solução para muitas pessoas afetadas pela disfunção urinária causada por doenças neurológicas é o auto cateterismo intermitente. O paciente introduz o cateter em sua bexiga para drenar a urina retida. O cateter é removido imediatamente após uma drenagem completa da bexiga.
As principais causas são: hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada ou obstrutiva), estenose de uretra (estreitamento do canal urinário), estenose de colo vesical (bexiga que não se abre corretamente) e hipocontratilidade detrusora (bexiga que não contrai adequadamente).
Juntas, a micção frequente e urgente são sinais de uma infecção do trato urinário, que pode ser simples ou mais complexas de tratar. As causas mais comuns são diabetes, gravidez e disfunções na próstata.
A retenção urinária acontece quando a bexiga não esvazia completamente, deixando a pessoa com uma vontade de urinar frequente. A retenção urinária pode ser aguda ou crônica e pode afetar ambos os sexos, sendo mais comum nos homens, gerando sintomas como vontade constante para urinar, dor e desconforto no abdômen.
A polaquiúria pode ser acompanhada por uma sensação de necessidade urgente de urinar (urgência urinária). Muitas pessoas particularmente notam a poliúria porque têm que levantar e urinar durante a noite (noctúria).
A vontade de urinar várias vezes ao dia e tonturas são dois sintomas da Ansiedade, e, portanto, pode ser normal em um quadro de Transtorno do Pânico, que é um tipo de ansiedade. Após uma crise de pânico normalmente a vítima fica exaurida, estando este sintoma também incluído nas manifestações desta enfermidade.
Bexiga Hiperativa (BH) é o termo que o urologista usa para se referir à necessidade urgente de urinar. Essa urgência é de difícil controle e pode estar associada à incontinência urinária (perda involuntária de urina).
A bexiga hiperativa é causada por alterações da inervação da bexiga, que podem acontecer devido a doenças neurológicas, como paraplegia, Parkinson, Alzheimer, AVC ou esclerose múltipla, por exemplo, ou por irritação das vias urinárias, por infecções urinárias, alterações da mucosa pela menopausa, câncer, cálculo ou ...
Diagnóstico. O diagnóstico da bexiga hiperativa é habitualmente feito através de uma cuidadosa avaliação da histórica clínica do paciente e do exame físico. Uma análise simples de urina para descartar infecção urinária também costuma ser feita (leia: EXAME DE URINA – Leucócitos, Nitritos, Hemoglobina…).
Cura pela natureza bexiga hiperativa
Dieta para bexiga hiperativa