verbo pronominal Permanecer em certo local; achar-se: o turista encontrava-se na igreja; na igreja encontram-se os santos. verbo transitivo direto e pronominal Ir de encontro a; topar com; chocar-se: o filho encontrou o pai; os carros se encontraram na avenida.
1 estão, acham-se, sentem-se, situam-se, localizam-se, ficam, existem, andam, apresentam-se, mantêm-se, permanecem, ajustam-se, assentam, caem, vivem. Verbo ser - Têm existência ou tornam-se: 2 são, fica, tornam-se, viram. Estes sinônimos foram úteis?
1 enxergar, olhar, mirar, observar, contemplar, avistar, distinguir, descortinar, divisar, entrever.
Que não se consegue ver: 1 oculto, escondido, dissimulado, despercebido.
Que se consegue constatar e perceber: 1 constata-se, percebe-se, vê-se, observa-se, repara-se, verifica-se, distingue-se, identifica-se, adivinha-se.
Significado de Tinha [Figurado] Qualquer defeito; mácula. Etimologia (origem da palavra tinha). Do latim tinea.ae, "piolho, traça".
2 trouxe, levei, portei, carreguei, acompanhei-me. Exemplo: Eu tive sempre linha e agulha na bolsa quando era costureira. Contive ou fui composto por: 3 contive, abrangi, compreendi, apresentei, compus-me, constituí-me, comportei, encerrei, constei.
Tinha indica a 3. ª pessoa do singular: Ele tinha saudades de ti. Tinham indica a 3. ª pessoa do plural: Eles tinham saudades de ti.
De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, não há diferença entre havia ou tinha. Ambos os termos estão corretos e podem ser utilizados, pois possuem o mesmo significado. É bastante comum usar o verbo ter no lugar de haver, e essa substituição não atrapalha o entendimento da frase.
O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.
"Tive" encontra-se no pretérito perfeito simples do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e exprime uma acção que se localiza em certo momento do passado; "tinha" encontra-se no pretérito imperfeito do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e refere-se a um facto passado, mas não concluído, ...
Gramática. Devemos usar sempre 'houve', nunca 'houveram', pois o verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural. O verbo HAVER nos sentidos de existir, acontecer ou de tempo decorrido é impessoal, ou seja, não possui sujeito.
Teve é uma forma verbal do verbo ter, nomeadamente a terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo. ... Esteve é uma forma verbal do verbo estar, nomeadamente a terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo.
Fui (do verbo ser) e fui (do verbo ir) Porquê a mesma forma? - O nosso idioma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
SER - Modo Subjuntivo
Os tempos verbais indicam o momento em que ocorre essa ação.