A união estável pode ser desfeita de forma rápida e sem grandes prejuízos. Ou seja, direto no cartório de forma extrajudicial, caso o casal não tenha filhos e estejam de comum acordo. Só precisará comparecer com um advogado e levar a documentação necessária, além de estarem de acordo com a separação de bens.
Os estados civis são: solteiro, separado, divorciado e viúvo … E caso ocorra a dissolução da união estável, o estado civil permanece o que era antes de constituí-la.
Para quem não discutiu anteriormente essa questão, o regime adotado é o de comunhão parcial de bens. Dessa forma, o casal que mora junto e não tem vínculo matrimonial pode ter o relacionamento caracterizado como união estável. Que diz respeito ao casal que tem convivência pública, contínua e duradoura.
Esse direito, também chamado de direito de moradia, garante que o cônjuge sobrevivente permaneça morando no imóvel em que o casal viva juntos, mesmo se esse imóvel tenha ficado para terceiros. É comum um casal que vive em união estável morar a vida inteira na casa que um dos companheiros recebeu por herança.
Significado de morar junto: Morar na mesma casa (entende-se: debaixo do mesmo teto e não do mesmo ...
Se vocês brigam por algum motivo banal e isso se converte em dias sem se falar ou se o assunto é sério e existe algum tipo de agressão verbal ou física, não arrisque ir morar com essa pessoa até solucionar esse problema. E se tiver difícil resolver, é melhor até procurar outra pessoa que não te trate assim!
Verifiquem as economias e busquem soluções para finalizar as dívidas já contraídas.
Antes de decidir morar com ele, reflita sobre algumas questões que podem ajudar na decisão definitiva.