Na Quimbanda, uma palavra muito pronunciada é Alupo, que em Nagô, dialeto de origem africana, tem significado de saudação. É com ela, geralmente, que se iniciam os rituais da Quimbanda em terreiros africanistas.
O Orixá Bará é o Princípio de Movimento e Interligação, é também o mensageiro dos Orixás. Bará pode ser o mais benevolente dos Orixás se é tratado com consideração e generosidade. Ele é dono das chaves dos portais, encruzilhadas e caminhos. Suas saudações, obrigações e cortes, devem sempre ser feitos em primeiro lugar.
Os filhos de Bará possuem um caráter ambivalente, ora são pessoas inteligentes e compreensivas com os problemas dos outros, ora são bravas, intrigantes e ficam muito contrariadas. As pessoas de Bará não têm paradeiro, gostam de viagens, de andar na rua, de passear, de jogos e bebidas.
Sua oferenda consiste de milho torrado, batata assada, pipoca, azeite de dendê. O dia da semana é Segunda-Feira. Seu número é o 7. Sua Saudação: "alupo" ou "lalupo".
Frutas: maçã, uva rosada, pera, manga, mamão, melão, uva dedo-de-dama, kiwi, bergamota, laranja, ameixa, morango e cereja.
Bará é o primeiro Orixá do Orumalé. Dono da Chave e dos Caminhos, Bará é um Orixá de Epô (dendê) exceto por Bará Agelú. É o Orixá de Frente, guiando nossos caminhos e firmando nossos passos. No mito, Bará era um Exú que devido ao seu merecimento fora convidado para integrar-se aos Orixás por Pai Oxalá.
sem sombra de dúvida. Assim teremos, pela ordem: Bará, Ogum, Yansã, Xangô, Obá, Odé, Otim, Ossanyn, Xapanã, Oxum, Yemanjá e Oxalá, os doze Orixás cultuados no nosso estado.
O grande padroeiro da sabedoria e do conhecimento fica muito satisfeito com velas brancas, verdes ou rosas. Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.
Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Atualmente no Brasil são cultuados apenas 12 orixás. Já foram 16: quatro deles (Obá, Logunedé, Ewa e Irôco) há algum tempo só se manifestam em ocasiões bissextas, basicamente em festas e rituais específicos. Um número pequeno, diante dos mais de 200 existentes na África Ocidental, a célula mater dessas divindades.
A saudação a Ogum é feita através do termo "Ògún ieé!" Que significa ao pé da letra "salve a Ogum".
“Em primeiro lugar, o médium ao adentrar no terreiro deve Saudar as Forças dos Exus/Guardiões e das Pombagiras/Guardiãs assentadas na Tronqueira e para tanto, deve parar por alguns minutos de frente à tronqueira e com a cabeça baixa, agradecer a permissão de sua entrada naquela Casa Santa.
A saudação de Oxum na Umbanda é “Saravá Mamãe Oxum!” “Ora Yê Yê Ô, Oxum!” As comidas de Oxum são umas das mais requintadas dos pratos da cozinha de santo: omolocú, ipeté, entre outras.
OXUM – Nossa Senhora da Conceição (RJ), Nossa Senhora das Candeias (BA). Orixá do amor puro e verdadeiro, orixá da alegria e da união. Senhora da águas doces e das cachoeiras. Saudação: Ora Yê iê, ô!
Ora Yeyeo – Saudação a Orixá Oxum e significa salve a benevolente mãezinha.
Principais ervas de Oxum: erva-cidreira, mãe-boa, calêndula, camomila e alecrim. Principais oferendas de Oxum: Mel, melão, alfazema, açúcar, água de coco e quindim, lírios, margaridas e rosas amarelas (que podem sempre ser usadas em banhos o ano todo).
Conhecida como a deusa do amor, orixá das águas, Oxum é aquela que mantém em equilíbrio as emoções da fecundidade e da natureza. ... Mamãe Oxum adora as águas calmas e é através de sua energia que ela tranquiliza os corações dos apaixonados.
Oração a Oxum para atrair amor “Dourada é a tua luz, assim como o ouro que te pertence! Derrama sua pureza cristalina, Orixá das águas doces. Não permita que a neblina obscureça o meu desejo mais profundo que é conseguir o amor mais verdadeiro, seguro, eterno e duradouro.
Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
Cor da vela: Azul bebê (iemanjá, ondianas, sereias, iaras e marinheiros). Amarelo para Oxum. E lilás para Nanã.
Oxum, divina rainha, bela orixá, venha a mim, caminhando na lua cheia, trazendo em suas mãos os lírios do amor de paz. Torna-me doce, suave e sedutor como tua és. Oh! mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum.
Para acender uma vela para seu Exú ou Pombagira Regentes, mesmo que não saiba o nome da entidade, (que descobrimos fazendo uma consulta ao Jogo de Búzios), escolha um pequeno prato onde possa colocar a vela (pode ser usado novamente depois da queima da vela), e coloque ao lado do prato um copo de água cheio e do outro ...
Acender a vela indicada para o seu caso sobre um prato oferecendo ao povo cigano e Santa Sara kali ou a um espírito cigano de sua devoção. Deve-se acender sempre velas em número impar (1, 3, 5 ou 7 velas). Após acender a vela, medite, concentre-se em seus desejos e tenha fé.
Qual o processo para acender a vela do anjo de guarda? Segure a vela na mão, e faça um movimento de limpeza, como se você estivesse retirando as impurezas que possam estar presentes, porque a vela passa de mão em mão até chegar até você, então faça esse movimento com intenção de retirar a energia que está na vela.
Não se deve acender vela para Anjo da guarda em solo que não seja sagrado, infelizmente já soube de casos de pessoas que acendiam a vela no chão do banheiro, só para constar o banheiro é o lugar mais negativo de uma residência, não se acende vela para entidades e guias nenhum no banheiro.
2 de outubro
Para fazermos a firmeza do Anjo da Guarda é necessária apenas uma vela de 7 dias branca (pode ser substituída por velas palito, a diferença que essa vela palito será acesa uma nova a cada dia. Antes de acender uma vela verifique se o local oferece segurança para isso.