Como numerar páginas no Word
Clique na página em que você deseja iniciar a numeração. Em seguida, clique em Layout > Quebras > Próxima Página.
Iniciar a numeração de página depois no documento
No topo do editor, clique no item “Inserir”. Em seguida, escolha a opção “Números de página”. Clique na primeira opção de formatação. O editor gera automaticamente uma numeração, que aparece no canto direito de cada página.
Selecione Inserir > Número de Página e escolha o local e o estilo desejado. Se você não quiser que o número apareça na primeira página, selecione Primeira Página Diferente. Se você quiser que a numeração comece com 1 na segunda página, acesse Número de Página > Formatar Números de Página e defina Iniciar em para 0.
Na mesma guia de DESIGN de propriedades de cabeçalho e rodapé, escolha a opção Números de página, e em seguida a opção FORMATAR NÚMEROS DE PÁGINA; 12. Marque a opção INICIAR EM: e insira o número de página que deseja que comece a contagem das páginas do documento; 13.
Segundo as regras da ABNT, a contagem das páginas deve começar a partir da folha de rosto, porém os números devem aparecer apenas depois da introdução. Além disso, a ABNT define que os números das páginas devem ficar no canto superior direito da folha, a 2 centímetros da borda.
Nos trabalhos acadêmicos, deve-se contar as páginas a partir da página de rosto. No entanto, o número da página deve aparecer somente a partir da primeira página com texto, ou seja, a partir da introdução.
a) Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, são contadas sequencialmente; porém, a numeração deve figurar somente a partir da primeira folha da parte textual (Introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda ...
Os elementos pré-textuais (Capa, folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo, abstract, lista de ilustrações, lista de tabelas e sumário) não devem ser numerados. Entretanto, as folhas a partir da folha de rosto devem ser contadas sequencialmente.
30 páginas
As páginas devem ser numeradas sequencialmente a partir da Introdução, em algarismos arábicos, no canto superior direito, sem traços, pontos ou parênteses. A numeração das páginas preliminares (a partir da página de rosto até a última folha antes do texto) é opcional.
Paginação nas normas ABNT As folhas a partir da folha de rosto devem ser contadas sequencialmente, mas não devem ser numeradas. A numeração deve aparecer a partir da parte textual. Sendo apresentada em algarismos arábicos no canto superior direito da folha.
No contexto dos sistemas operacionais, paginação é um esquema de gerenciamento de memória pelo qual um computador armazena e recupera dados de um armazenamento secundário para uso na memória principal.
Para inserir o número de páginas, posicione o cursor na página da Introdução, clique em “Inserir” e “Número de páginas”. Após, selecione a posição “Início da página (cabeçalho)”, o alinhamento à “Direita” e marque a opção “Mostrar número na 1ª página”.
Deve ser utilizada a fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 entre linhas em todo o texto, parágrafo de 1,25 cm, alinhamento justificado, à exceção do título. A numeração da página deve constar à direita na parte inferior da folha, em algarismos arábicos.
1o Os artigos devem ser designados pela forma abreviada "Art.", seguido de algarismo arábico e do símbolo de número ordinal "o" até o de número 9, inclusive ("Art. 1o", "Art. 2o", etc.); a partir do de número 10, segue-se o algarismo arábico correspondente, seguido de ponto ("Art. 10.", "Art.
Elementos textuais do artigo científico Os elementos textuais são formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. Eles formam o conteúdo da sua produção e devem transmitir as principais ideias discutidas.
Confira algumas dicas:
Confira os passos para fazer um artigo:
Estrutura básica de um desenvolvimento de TCC
2) Antes de começar a escrever é bom fazer um plano O propósito do esboço é dividir a escrita do artigo inteiro em um número de tarefas menores. Um bom esboço organiza os vários tópicos e argumentos de forma lógica. O esboço permite identificar lacunas no trabalho antes da escrita do artigo.
Um artigo por dia: ligando os pontos Agora é só preencher as lacunas, frase após frase, parágrafo a parágrafo, mesmo que ache o tema um saco ou nunca tenha falado dele antes. Escrever é como comer uma pizza. Você não coloca a coisa toda de uma vez na boca, mas a devora fatia a fatia.
Geralmente, o tempo de escrita e edição é bastante curta, que são da ordem de 4-5 horas ao longo de três dias entre um texto, primeira revisão e avaliação final.
“A primeira versão de um livro – mesmo um livro longo – não deve demorar mais de três meses para ser escrita, que é a duração de uma estação do ano.”
Em geral, o prazo estipulado pelas instituições é de um ano para um trabalho de iniciação científica ou para o desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso. Dissertações de mestrado e teses de doutorado têm prazos mais longos (mas nem tanto assim), variando de 2 a 5 anos.