A extrusora de massas frescas é um equipamento utilizado em larga escala no mercado alimentício e tem a versatilidade como uma de suas principais vantagens, a máquina é capaz de produzir uma série de massas com facilidade, como macarrão, lasanha, talharim, espaguete, penne e capeletti.
Tudo começa no depósito, onde fica estocada a farinha e outros ingredientes, como ovo em pó e urucum. Lá, cada receita é feita numa base de 800 kg. Depois que os ingredientes são colocados no sistema de produção, eles chegam a uma máquina que bate a massa. De líquido, só a água para garantir o ponto.
Segundo uma antiga teoria, teria sido o explorador italiano Marco Polo a levar o macarrão da China para a Itália durante o século XIII. Hoje sabe-se que as massas alimentícias já eram conhecidas na Europa muito antes disso. (ver também História das massas alimentícias).
Por ser versátil, o polipropileno plástico também é utilizado para embalar roupas, devido à transparência que ele possui, além de poder receber uma aba adesiva para facilitar o fechamento da embalagem. Em laminados, é usado em embalagens de macarrão, sachês de molho catchup, mostarda, entre outros.
Nas embalagens modernas, os mais utilizados são o alumínio, o aço inox e a folha de flandres (um composto de ferro e estanho). Suas vantagens estão na facilidade de moldagem em vários formatos e tamanhos, na resistência a grandes empilhamentos e na proteção oferecida ao conteúdo.
1. Embalagens de vidro. O vidro é um dos materiais mais antigos que se tem registro no segmento de embalagens. Era bastante comum, por exemplo, que os antigos armazéns colocassem grãos como feijão, arroz, milho, lentilha, entre outros, em pequenos vidros.
Sacos de papel também são disponibilizados para as embalagens de arroz. As embalagens de arroz podem ser personalizadas com a sua preferência de marca. Os seguintes filmes plásticos são usados para produzir embalagens de arroz; MET, PPE e PE, LLDPE e PVC.
Curiosidade
Aqui vão algumas coisas que as empresas de mudança costumam fazer: Preencher espaços vazios com isopor. Embrulhar móveis e itens grandes com cobertores pesados para que eles não se mexam. Colocar objetos quadrados e retangulares em uma mesma caixa, bem apertadinhos.
Passo a passo: como embalar sua encomenda do jeito certo!
Quais são os principais tipos de embalagens?
Embalagem é a que se destina à total proteção do material de acondicionamento nas condições usuais de transporte, armazenagem, e distribuição. ... Considera-se embalagem: caixas de papelão, cartolina, madeira ou material plástico ou estojo de cartolina e outros.
Uma embalagem tem como obrigação cumprir quatro funções vitais que são a protecção, conservação, informação e a função associada ao serviço ou à conveniência na utilização e consumo final do produto (Poças et al., 2003, p.