1. De enciclopédia ou a ela relativo. 2. Que ou quem tem conhecimentos sobre muitos ramos da actividade e do saber humano.
Conhecimento Metacomunicativo Permite ao locutor assegurar a compreensão do texto por parte do ouvinte/leitor. Utiliza-se de mecanismos que realçam a própria formulação textual, revelando um olhar do discurso para o próprio discurso.
- Conhecimento Superestrutural ou conhecimento sobre gêneros textuais baseia-se na definição que difere cada gênero textual, é a capacidade adquirida ao longo da prática de leitura que permite ao leitor reconhecer e diferenciar uma fábula de um texto técnico, sem que esta categoria esteja explícita no texto analisado.
O Conhecimento interacional é o conhecimento sobre as ações verbais, isto é, sobre as formas de "inter-ação" por meio de linguagem, engloba o conhecimento ilocucional, comunicacional, metacomunicativo e superestrutural.
O conhecimento linguístico é compartilhado por todos os indivíduos falantes de determinada língua. ... Da mesma forma, na escrita, o conhecimento linguístico permite grafar palavras a partir da relação grafema-fonema, construir frases e textos.
Trata-se de uma reunião das ideias, premissas e fatos principais apresentados no texto original. Deve-se respeitar a ordem, a estrutura, o sentido estabelecido pelo autor e redigi-lo de forma condensada.
O preconceito linguistico ocorre quando um falante utiliza-se do saber educacional de uma gramática culta para se sentir superior a outro falante que não fala de acordo com estas normas.
O preconceito linguístico é geralmente causado pela ideia de que existe apenas uma única língua correta e isso colabora significativamente para a prática da exclusão social.
Autor: Marcos Bagno, Assim como uma pessoa pode sofrer preconceito por ser mulher, pobre, negra, indígena, homossexual, nordestina, deficiente física, estrangeira etc., também pode receber avaliações negativas por causa da língua que fala ou do modo como fala sua língua.
Visto que, o nordeste é conhecido como uma das regiões mais pobres do Brasil, é a que mais sofre discriminação linguística. ... Essa exposição de que o sotaque do nordeste é algo engraçado, que causa o preconceito entre pessoas, em sua maior parte do sudeste.
A partir da necessidade de interação social, as variações ocorrem devido aos próprios falantes arranjarem e rearranjarem a língua. Quando essas alterações são vistas como erradas, esse julgamento é chamado de “preconceito linguístico”. Esse preconceito age de forma depreciativa contra o modo que a pessoa fala.
b) Por que Pascoal precisa estudar sobre variação linguística? para aprender que cada região tem um jeito diferente de se falar e que, por isso, não quer dizer que quem fala dessa forma esteja errado. porque ele não tem muito conhecimento, já que não aprendeu sobre variação linguística. ele tem o famoso preconceito.
Como garantir a fala correta em qualquer situação