O sistema de ressonância vocal consiste em um conjunto de elementos do aparelho fonador que se relacionam entre si moldando e projetando o som no espaço. Envolve a amplificação da intensidade de sons de determinadas frequências da voz e o amortecimento de outras.
Sinta onde vibra, se é mais no nariz ou na boca, se consegue misturar as duas sensações nariz e boca. Você pode fazer o exercício "humming" (ASSISTIR EXEMPLO NO VÍDEO) (com espaço na boca sentindo um pouco mais pra região do nariz) e depois tente somente abrir a boca e manter o lugar onde você estava sentindo a voz.
Práticas que focam em como melhorar a voz....3. Desaquecendo a voz
De uma forma simples, podemos definir modulação de voz como a mudança de tonalidade entre um trecho de uma fala (ou música) e outro. Modular a voz é variar as suas características, alterando a tonalidade, a altura, a frequência, o volume e até mesmo o timbre.
Descobrir o seu timbre é essencial para saber em qual região você consegue cantar de forma confortável, evitando desgastes em sua aula de canto. É possível identificar seu timbre vocal através de um teste, onde você vai experimentando a sua voz em todas as notas, como um instrumento musical.
Como escolher o melhor tom para você cantar?
Para melhorar a afinação
Tudo o que você precisa fazer é deixar seu queixo levemente abaixado e seus músculos peitorais levemente flexionados (às vezes muito flexionados) quando quer cantar com mais potência. A maioria dos cantores pendem para a frente ou levantam o queixo na hora de dar aquela nota poderosa.
Observe se sua voz consegue corresponder bem ao tom da faixa de fundo. Depois de ouvir pela primeira vez, toque a gravação novamente e preste atenção no seu controle vocal. Ouça para ver se você ficou na nota certa, o que significa que sua voz deve corresponder ao tom da música de fundo.
Em outras palavras, uma extensão vocal será definida como o intervalo que você consegue cantar sem dificuldades. Por exemplo, se você conseguir imitar/reproduzir o mesmo som das notas A1 até A3 sem dificuldades, significa que sua extensão vocal é barítono.
Após saber como anda sua percepção auditiva, procure um afinador, desses de guitarra mesmo, toque a nota do afinador, cante a nota dada e veja se consegue igualar a nota. Se acertou todas as vezes, parabébs, você é afinado, se não, continue treinando, pois para ser afinado é preciso treino e persistência.
Fale em frente a um espelho.
Agudo: som com maior frequência (vibrações rápidas), que correspondem a um som alto alto, logo, agudo. ... Grave: som com menor frequência (vibrações lentas), que correspondem a um som baixo, logo grave.
4 exercícios simples para engrossar a voz
A diferença está em timbragem e volume. Normalmente o backing é feito com a voz mais suave, ele segue mais as terças e quintas dos acordes e fica em plano de fundo. Já a segunda voz tem a melodia mais desenhada, e também pode seguir as terças, e o timbre fica mais colado na primeira voz.
Bom, para fazer a segunda voz, podemos usar uma regra bem simples: Para cada nota cantada na partitura ou que você estiver cantando, a segunda voz pode ser feita com a terça nota da escala da música em questão. ... Se a nota cantada é G, a segunda voz será B. Ou, se a nota cantada é D, a segunda voz será F#.
No linguajar popular, entende-se que a “primerera” é a voz principal da dupla e, por consequência, a “segundera” é a voz que dá forma e ajuda a encorpar determinadas partes da música. Esses conceitos acima, de fato, não são de todo errado.
Para cantar a 2° voz da forma correta você precisa:
Para fazer a segunda voz, podemos usar uma regra bem simples: para cada nota cantada na partitura ou que você for cantar, a segunda voz pode ser feita com a terça nota da escala da música em questão. Ela pode ser uma terça acima ou abaixo (segunda voz aguda ou grave).
DURVAL é a melhor Segunda Voz do Brasil!
As 15 maiores duplas sertanejas de todos os tempos
Vocal de apoio, coro de fundo ou coristas (também conhecido pelo termo em inglês backing vocal) é a função de um integrante, ou apenas convidado, de uma banda musical para cantar em parceria com o vocalista principal.
“É curioso o seguinte: todo mundo cantando e o Marrone aqui, assim. Ele nem pra cantar junto”, brincou o apresentador, Jô Soares. Marrone logo explicou que isso acontece por conta do papel de segunda voz e acrescentou uma curiosidade sobre a dupla.
No perfil oficial na dupla sertaneja no Instagram, foi compartilhado um vídeo explicando de onde saiu o apelido de 'coronel' de Marrone. No vídeo, o cantor sertanejo contou que foi um amigo de longa data, que no início da carreira, passu a chamá-lo de coronel.
Mesmo com 34 anos de estrada, Marrone sofreu com crises de pânico e claustrofobia durante a carreira. Ele conta para o apresentador sobre seu tratamento e os problemas de saúde hereditários.
Após briga com Marrone, Bruno faz show sozinho e é detonado por promover tumulto e aglomeração.
MARRONE FICOU FORA DA LIVE Apesar da live 360 contar com várias duplas sertanejas, Marrone não estará como dupla de Bruno e isso fez com que internautas fossem questionar o perfil 360. “Cortaram o Marrone é isso mesmo?”, “Gente e o Marrone? ?”, “O Brasil quer saber cadê o Marrone”, disseram alguns internautas.
Marrone ganhou notoriedade pelos múltiplos instrumentos que toca, como sanfona e violão. ... Seu colega Bruno, em entrevista ao Metrópoles em 2018, defendeu-o afirmando que Marrone cumpre adequadamente a função de backing vocal. Na mesma entrevista, Marrone afirmou que "a voz que tem que brilhar é a do Bruno".
Fortuna do Bruno e Marrone Bruno e Marrone já estão há mais de vinte anos fazendo sucesso no Brasil, eles tem um ótimo patrimônio que já está chegando aos bilhões de reais, isso tudo contando as casas que eles tem, carros luxuosos, fazendas, helicóptero e outros.