Ásia Setentrional: Rússia e Sibéria. Extremo Oriente: China, Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Taiwan, Mongólia. Sudeste Asiático: Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Singapura, Tailândia, Timor-Leste e Vietnã.
Na agropecuária podemos observar uma grande importância dos rebanhos caprinos e ovinos. O setor de extração mineral possui importância principalmente pela extração de petróleo, gás mineral, carvão mineral e minério de ferro.
O relevo da Ásia Setentrional é montanhoso, marcado por regiões de altitude mais ao norte. O relevo trata-se de formas de conjunto que forma a crosta terrestre.
O relevo da Ásia abriga todas as formas existentes. As cadeias de montanhas que se destacam são a Cordilheira do Himalaia, ao sul da China; os Montes Urais, que se estendem no sentido norte-sul e separam a Ásia da Europa no território da Rússia; e as montanhas localizadas na região do Cáucaso.
A Ásia Setentrional (ou Rússia Asiática) é a parte leste do território da Federação Russa (ocupando cerca de setenta e cinco porcento do seu território). Em seus doze milhões de quilômetros quadrados, a população desta área é estimada em trinta e seis milhões de habitantes, sendo Novosibirsk a sua maior cidade.
Localizada principalmente nos hemisférios oriental e setentrional, a Ásia costuma ser definida como a porção da Eurafrásia (o conjunto África-Ásia-Europa) que se encontra a leste do mar Vermelho, canal de Suez e montes Urais, e ao sul do Cáucaso e dos mares Cáspio e Negro.
Verificado por especialistas