Radiossensibilidade e radiocurabilidade A velocidade da regressão tumoral representa o grau de sensibilidade que o tumor apresenta às radiações. Depende, fundamentalmente, da sua origem celular, do seu grau de diferenciação, da oxigenação e da forma clínica de apresentação.
Quanto mais diferenciada for a célula, maior é sua resistência à radiação; • Quanto mais jovem for o tecido ou órgão, mais radiossensível ele será; • Quanto maior a atividade metabólica, maior a radiossensibilidade; Quando a taxa de proliferação celular e a taxa de crescimento tecidual aumentam, a radiossensibilidade ...
Por exemplo, se as células formadoras do sangue são as mais sensíveis devido a sua taxa de reprodução ser rápida, os órgãos formadores do sangue são os mais sensíveis à radiação. As células musculares e nervosas são relativamente mais resistentes à radiação e, portanto, os músculos e o cérebro são menos afetados.
Resposta. A sensibilidade das células à radiação é diretamente proporcional à sua atividade reprodutora e inversamente proporcional ao seu grau de especialização.
Os órgãos mais radiossensíveis em crianças são cérebro, pele, tireoide, mama e medula óssea (PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE, 2016).
Radiologia das radiações, ou simplesmente radiobiologia, é o ramo da biologia que estuda os diversos efeitos das radiações ionizantes (RI) sobre células e tecidos vivos.
Todos estes processos mencionados, conhecidos como os 4 "Rs” da radiobiologia (Reparo, Reoxigenação, Redistribuição, Repopulação), ocorrem de maneira simultânea e em última análise pode-se afirmar que: o fracionamento contribui para o reparo das células normais que sofreram o dano subletal e para aumentar a ...
Na prática clínica, os tipos de radiação mais comumente utilizados são raios-X, raios-gama, elétrons, prótons, nêutrons e partículas alfa. Em radiocirurgia especificamente, os tipos mais utilizados são os raios-X, gama e prótons.
Os tecidos que apresentam alta taxa de duplicação celular, por exemplo as mucosas, são mais sensíveis à radiação porque têm mais células nas fases sensíveis do ciclo. Enquanto que os tecidos que não duplicam, por exemplo os músculos, são considerados resistentes.
Consideremos cada um desses fatores: Tipo de radiação: as radiações naturais são três: alfa (α), beta (β) e gama (γ). Dentre essas, a menos nociva aos seres vivos é a radiação alfa, pois ela tem um baixo poder de penetração, isto é, uma capacidade muito pequena de atravessar os materiais.
Os efeitos da radiação são classificados como agudos ou crônicos. Os crônicos se manifestam ao longo de anos após uma exposição não direta mas significativa de radiação. Já os agudos são imediatos.
De maneira geral, a radiação pode provocar dois tipos de dano ao corpo humano: a destruição da célula pelo calor, que danifica a pele e pode causar lesões mais graves do que aquelas causados por uma queimadura pela exposição ao sol; a fragmentação ou ionização da célula, que causa a mutação genética.