substantivo feminino Produção e secreção de urina pelo rim. [Por Extensão] Secreção exagerada ou anormal de urina, geralmente aquosa. Não confundir com: sudorese.
Antes da utilização da sonda vesical podemos dispor de alguns artifícios que podem estimular a micção espontânea, como por exemplo: abrir uma torneira, o barulho da água pode estimular a micção, compressas frias na região supra púbica.
No caso de retenção urinária, quais são as medidas possíveis para estimular a diurese espontânea? Abrir torneiras e chuveiros próximos do paciente, realizar cateterismo vesical de demora. Molhar os pés dos pacientes acamados, realizar cateterismo vesical de demora.
Os cuidados de enfermagem nas unidades de terapia intensiva devem ser delineados conforme a necessidade do paciente, o cateterismo vesical é o principal procedimento realizado nos casos de retenção urinária, feito por enfermeiros e técnicos de enfermagem habilitados e capacitados trata-se de um processo invasivo, que ...
A quantidade de urina que fica após a micção é chamada de volume residual pós-micção. Se este volume for maior do que cerca de metade de uma xícara (levemente maior em idosos), é feito o diagnóstico de retenção urinária. Os médicos fazem um exame físico, normalmente incluindo um exame retal.
A retenção urinária, uma condição em que a bexiga não esvazia completamente, mesmo que esteja cheia, podendo afetar homens e mulheres. Mas ocorre com mais frequência nos homens, principalmente à medida que envelhecem.
Café, chá, cola e chocolate (alimentos e bebidas com cafeína). O consumo de cafeína pode ser um fator importante para irritar a bexiga. Por ser um diurético, pode causar mais urina. Também faz com que a bexiga se contraia, contribuindo para a incontinência de estresse, bem como incontinência de urgência.
A porta de entrada mais frequente é o extremo inferior do trato urinário, ou seja, a abertura da uretra na extremidade do pênis, nos homens, ou a abertura da uretra na vulva, nas mulheres. A infecção sobe da uretra para a bexiga e, algumas vezes, para os rins, ou ambos.
O local onde a infecção ocorre influencia os tipos, causas e sintomas. Os tipos mais comuns são: cistite (infecção na bexiga), uretrite (infecção na uretra), pielonefrite (infecção nos rins) e infecção nos ureteres.
A polaquiúria pode ser acompanhada por uma sensação de necessidade urgente de urinar (urgência urinária). Muitas pessoas particularmente notam a poliúria porque têm que levantar e urinar durante a noite (noctúria).
Diabetes: Quando o açúcar no sangue adicional é excretado na urina, selecciona a água dos tecidos do corpo, aumentando a necessidade de urinar. Doença renal: As doenças que causam a diminuição do rim podem afectar a capacidade dos rins para concentrar a urina, aumentando a quantidade de urina produzida.
O aumento da frequência para urinar também pode ser causado por uma infecção urinária, principalmente quando são percebidos outros sintomas, como dor ou ardência ao urinar, além da diminuição do volume de urina liberado, mesmo que a vontade seja ainda muito grande.