Por helenismo compreende-se o período de domínio da cultura grega no mundo antigo que se seguiu após a morte do imperador Alexandre, o Grande. É sabido que Alexandre Magno, ou Alexandre, O Grande, foi um dos maiores conquistadores, estrategistas militares e administradores políticos da história universal.
A palavra helenismo vem do grego 'hellenismós' e significa: «expressão, construção própria à língua grega»; «o conjunto da civilização grega, especialmente a que sofreu as modificações determinadas, no período helenístico, pelas influências orientais»; «civilização e cultura que se desenvolveram fora da Grécia por ...
O Helenismo foi o momento em que os gregos estavam sob o domínio do Império Macedônico. Esse período visava uma expansão da cultura grega. Afinal, até mesmo após a queda do Império, a cultura helenística continuou ainda sim predominando em todos os territórios que antigamente eles dominaram.
O helenismo refere-se ao conhecimento filosófico produzido entre a morte de Alexandre o Grande e o início da filosofia medieval. Principal característica do helenismo: fusão entre a tradição grega e a cultura oriental. Disseminação do pensamento grego pela região da Síria, Egito, Babilônia, etc.
Uma fusão entre a tradição grega e a cultura ocidental A cultura helenística também conhecida por helenismo foi um período cultural e histórico no qual os elementos da cultura grega (helênica) foram difundidos pelo mundo, sendo agregados por componentes da cultura ocidental, europeia, asiática e oriental.
Denomina-se helenismo o período histórico e cultural caracterizado pela difusão da civilização grega (helênica) pelo mundo mediterrânico, euro-asiático e no Oriente, misturando-se com a cultura local. ... Este período foi um marco entre o domínio da cultura grega e o surgimento da civilização romana.
A cultura Helênica, é a junção da cultura romana e grega; já cultura Helenística se depreende quando um povo é conquistado e sua cultura é incorporada pelos conquistadores.
Resposta:A Cultura Helenística ou Helenismo foi o resultado da fusão dos elementos da cultura helênica grega com a cultura ocidental, destacando-se com elementos originais e marcantes, que caracterizou as regiões conquistadas pelo Império de Alexandre Magno.
A cidadania romana era garantida para homens livres. No entanto, durante muito tempo, os plebeus, homens livres, mas sem família nobre, não eram considerados cidadãos. Também os comerciantes estrangeiros, não tinham, direitos de cidadão.
Os patrícios formavam a elite social e política romana. Os principais cargos políticos de destaque, durante muito tempo, só podiam ser ocupados por patrícios. ... Sendo assim, os patrícios, por tradição, eram os grandes proprietários de terras da antiga Roma. Possuíam, portanto, o controle político e econômico.
Os escravizados eram os povos conquistados. Não era a cor da pele que definia a escravidão, mas o domínio de um povo sobre outro. As sociedades escravistas valiam-se da supremacia de seus exércitos para garantir suas conquistas.
Plebeus:Homens livres, mas que não possuiam direitos políticos. Clientes: Dependiam dos patrícios. Ofereciam aos patrícios os seus serviços e votos em troca de proteção. Escravos: Trabalham sem remuneração.