O pulso alternante caracteriza-se pela alternância de uma pulsação de pequena amplitude com uma pulsação de grande amplitude, enquanto mantém-se um ritmo regular. Causas prováveis: insuficiência de ventrículo esquerdo (mais significativa se o pulso for lento).
Pulso anacrótico é aquele constituído de uma pequena onda inscrita no ramo ascendente da onda pulsátil, típico da estenose aórtica. Um pulso parvus apresenta amplitude diminuída, e tardus possui a duração de cada pulsação aumentada, sendo estas também características da estenose aórtica.
O PULSO DICRÓTICO é aquele que dá a impressão de dois batimentos.
As artérias carótidas, ao nível do pescoço, são normalmente usadas para palpação do pulso em vítimas inconscientes. Pode-se também sentir o pulso palpando as seguintes artérias: femoral, na raiz da coxa, braquial no braço, axila na axila, e pedioso no dorso do pé.
Quando existem vítimas com algum tipo de problema, as pessoas podem buscar áreas para sentir o pulso, assim pode saber qual a situação dessa pessoa, o melhor local para verificar é na lateral da garganta, onde o pulso é mais fácil de sentir. Então logo o local mais fácil é o melhor para se verificar a pulsação.
O melhor local no corpo para se verificar a pulsação é:
Você deve verificar se há pulso radial. Se notar que não há pulsação, checar o pulso carotídeo, que se encontra no pescoço. Se não houver pulso presente ou a frequência cardíaca estiver abaixo de 50 batimentos por minuto, você deve iniciar as manobras de compressão torácica.
Quando há sinais claros que a vítima não tem respiração ou pulsação e não há mais tempo a perder. O que fazer? a) Remover a vítima imediatamente, sem se preocupar com mais nada levando-a para o hospital. b) Virar a vítima de bruços e tentar comprimir suas costas.
a avaliação inicial inclui uma análise do estado de saúde do paciente, através de um exame físico e histórico de saúde. A avaliação psicológica determina o estado emocional do paciente (por exemplo, se ele se encontra deprimido, com medo, agressivo, e se pode ferir a si próprio e os outros).
O XABCDE é um mnemônico que padroniza o atendimento inicial ao paciente politraumatizado e define prioridades na abordagem ao trauma, no sentido de padronizar o atendimento. Ou seja, é uma forma rápida e fácil de memorizar todos os passos que devem ser seguidos com o paciente em politrauma.