Com o passar da idade, a aorta (e a maioria das artérias) apresenta um processo de alongamento no seu eixo, que é normal. Entretanto, a dilatação que você mencionou é o aumento transversal, ou seja, no seu diâmetro. Este aumento deve ser observado, pois se houver progressão deste aumento passa a se chamar aneurisma.
O procedimento consiste na colocação de endopróteses, que são próteses colocadas por dentro do vaso e que são então expandidas no local do aneurisma. Isso faz com que aquele local fique reforçado pela endoprótese, diminuindo o risco de ruptura do aneurisma da aorta.
O custo da endoprótese ainda é muito superior em relação à cirurgia aberta. A primeira é coberta pelos planos de saúde por R$ 13 mil. A endovascular chega a R$ 60 mil, incluindo procedimentos e o material.
A endoprótese é comumente utilizada para tratar o aneurisma de aorta abdominal, uma condição caracterizada pela dilatação desta artéria que pode comprometer o correto fluxo sanguíneo e resultar em consequências graves, podendo até mesmo causar o óbito do paciente caso haja ruptura.
Tipos de Cirurgia Cardíaca
A revascularização miocárdica envolve o bypass das artérias coronárias nativas com estenose ou oclusão significativa não passíveis de angioplastia com inserção de stent.