Para ser um mestre de cerimônias, é preciso ter um bom senso de humor, saber lidar com plateias e ter experiência em falar em público. Isso quer dizer que é preciso estar pronto para improvisar, para que você possa reagir de forma eficiente a qualquer situação que venha a surgir.
Organizar e conduzir um evento é a principal função do cerimonialista. Esse profissional auxilia desde o planejamento e organização até a verificação dos detalhes e condução do cronograma no dia do evento, para que os anfitriões possam cumprimentar seus convidados e aproveitar o momento com tranquilidade.
Tudo que uma cerimonialista deve saber Logo, deve coordenar orçamentos com os mais diferentes fornecedores, vistoriar as decorações da igreja ou local da cerimônia, da festa, contratar demais membros da equipe e assim vai. Todo o casamento é sua responsabilidade.
Cerimonial da festa
O cerimonialista confere a decoração da igreja para o casamento que foi encomendada, coordena os músicos, a equipe de fotos e filmagem, recepciona o noivo e os padrinhos, e coordena o cortejo da entrada. Cuida da entrada da noiva com seu pai e daminha, se encarregará de ajudá-los a entrar na igreja.
Em média, o valor apenas para o dia do evento varia entre R$ 1.
"Eu, NOME, aceito você, NOME, como meu legítimo esposo/esposa e prometo amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da minha vida, até que a morte nos separe."
Na celebração do casamento católico há uma ou duas leituras, o salmo e as preces. As leituras também podem ser feitas por convidados e o texto a ser lido é livre, permitindo que os noivos optem por aqueles que mais os agrade, e os amigos e a família podem até incluir frases curtas de amor para homenagear o casal.