A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
Memórias Póstumas de Brás Cubas é divertido, genial, interessante e clássico. Em um primeiro instante o fato de ser um clássico e o uso da linguagem culta podem empecilhos para a leitura mas recomendo fortemente que você não abra mão de fazer essa leitura.
Resposta rápida: pelos contos “Cantiga de esponsais”, “Noite de almirante”, “A causa secreta”, “Missa do Galo” e “Pai contra mãe”.
180 anos de Machado de Assis: Qual é o melhor livro do autor?
O primeiro livro publicado por Machado de Assis foi a tradução de Queda que as mulheres têm para os tolos (1861), impresso na tipografia de Paula Brito. Em 1862, era censor teatral, cargo não remunerado, mas que lhe dava ingresso livre nos teatros.
A obra de Machado de Assis constitui-se de 10 romances, 219 contos, 10 peças teatrais, 5 coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas. Suas primeiras produções foram editadas por Paula Brito, e, mais tarde, por Baptiste-Louis Garnier.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
A paixão pelos livros levou Machado a um mundo possível entre as ruas Mata Cavalos (atual Riachuelo) e o Cosme Velho, onde morou até morrer, em 29 de setembro de 1908. Antes viveu na Rua da Lapa 264, num casarão que acaba de ser tombado pelo patrimônio histórico cultural.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil