A neuropatia óptica hereditária de Leber (LHON) é uma doença mitocondrial neurodegenerativa que afeta o nervo óptico e muitas vezes caracterizada por perda de visão súbita nos portadores adultos jovens.
Perda completa da função visual. Cegueira. A amaurose pode ser unilateral ou bilateral, dependendo a unilateral de uma lesão do globo ocular ou do nervo ótico e a bilateral também de lesão bilateral dos centros visuais.
Analisado o conceito de pessoa com deficiência, indaga-se se a pessoa com visão monocular enquadra-se nessa definição. A visão monocular consiste na cegueira unilateral, isto é, a condição de um indivíduo enxergar com apenas um olho, devendo ser classificada como deficiência visual.
Visão turva ou “visão embaçada” refere-se a uma diminuição da acuidade visual, a “ver mal”, ou falta de nitidez da visão que resulta na incapacidade de ver detalhes finos.
Algumas vezes a cegueira é hereditária. Uma lesão nos olhos ou no cérebro também pode provocá-la. Contudo, algumas doenças e distúrbios são as principais causas da cegueira. Entre eles estão a catarata, o glaucoma, a degeneração macular e o diabetes melito.
Doenças oculares que podem levar à cegueira
Xeroftalmia ou olho seco é uma doença caracterizada pela não produção de lágrimas e consequente dificuldade de enxergar, principalmente durante a noite. É uma avitaminose causada pela falta da vitamina A, uma vitamina lipossolúvel, ou seja, que se dissolve na presença de gordura.
Assim como determinados tipos de câncer, algumas doenças oculares também podem ser passadas de geração para geração. A miopia, problema refrativo muito comum, é uma delas. O estrabismo, o ceratacone, a catarata congênita, o glaucoma e o daltonismo são outras dentre a gama de problemas de visão de fator hereditário.
Normalmente, as principais causas de cegueira são erros de refração não corrigidos e catarata. Além disso, problemas como glaucoma, degeneração relacionada à idade, retinopatia diabética e opacidade corneada também podem ser citados como exemplos de causas.
Cego é o indivíduo com acuidade menor que 0,1 ou campo visual com menos de 20 graus. ... A perda da visão antes dos cinco anos de idade é chamada cegueira congênita. Já os cegos que perdem a visão a partir dessa idade são considerados cegos adventícios.
A catarata é uma doença caracterizada pela lesão ocular que causa opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente natural do olho que tem como finalidade focalizar as imagens na retina. A catarata causa perda na transparência dessa lente, tornando-a opaca e com coloração esbranquiçada.
O ceratocone é causado por uma diminuição dos antioxidantes que protegem a nossa córnea. Se o nível de antioxidantes é baixo, o colágeno enfraquece e a córnea fica para fora. E quando a córnea sofre qualquer alteração na sua transparência e curvatura, isso pode acabar comprometendo a nossa visão.
Catarata A catarata é geralmente causada pelo envelhecimento. Nesta doença, o cristalino se torna mais opaco o que impede a passagem de luz para a retina. A progressão da doença pode levar a perda da visão. Ainda nos dias atuais, é a principal causa de cegueira no mundo.
Foi sancionada a lei que inclui quem tem visão monocular entre as pessoas com deficiência (Lei . Com isso, quem enxerga com apenas um olho passa a ter direito a benefícios previdenciários, como aposentadorias por invalidez e isenção tributária na compra de automóveis.
O tratamento indicado costuma ser o uso de óculos com lentes divergentes ou negativas. Esse formato das lentes garante a convergência correta dos raios de luz (mais para trás), de modo a chegar na retina. O exame de mapeamento de retina é muito importante para prevenção de doenças da retina em pacientes míopes.