Com a obstrução na veia porta, o fígado perde dois terços do seu suprimento sanguíneo. Apesar disso, essa condição é bem tolerada e os pacientes são, geralmente, assintomáticos, ao contrário de obstrução arterial aguda, que sempre leva a uma disfunção hepática aguda grave, a qual pode ser fatal11,12.
Tratamento. Um dos meios de tratamento é procurar reduzir a pressão na veia porta para impedir os sangramento das veias varicosas do esôfago. O médico geralmente fecha em primeiro lugar as veias varicosas por meio da aplicação de ligaduras elásticas ou injectando nelas substâncias químicas através de um endoscópio.
Tratamento. Há tratamentos antivirais para hepatite B crônica específicos (p. ex., entecavir e tenofovir como terapias de primeira linha) e tratamentos antivirais para hepatite C crônica (p.
Olá. Se doença hepática já é considerada crônica, então há alterações irreversíveis. Contudo, de acordo com a causa desta hepatopatia, pode-se evitar a progressão da doença.
As doenças crônicas do fígado (hepatopatias) representam um sério problema de saúde pública. Dentre suas múltiplas causas, as principais são: infecção pelos vírus das hepatites B e C, hepatite causada pelo consumo excessivo de álcool e acúmulo de gordura no órgão (esteatose hepática não alcoólica).
Os sintomas são: Icterícia, fadiga, prurido, dor no quadrante superior direito do abdome, distensão abdominal e hemorragia digestiva, dor no hipocôndrio direito, esplenomegalia, aranhas vasculares, eritema palmar, ascite, perda de peso, equimoses, edema, veias abdominais dilatadas, hálito hepático, encefalopatia e coma ...
Doença hepática crónica (DHC) é qualquer forma de doença hepática avançada, em que o fígado foi exposto, de forma continuada, a uma ou várias formas de agressão.
Pode ser causada por bebidas alcoólicas ou por hepatites virais (B ou C), por exemplo. A depender da gravidade e da duração, pode evoluir para complicações graves como cirrose e câncer de fígado. Esteatose hepática é o depósito de gordura no fígado e também pode ser uma causa de hepatopatia crônica.
Denominação genérica das afeções do fígado.
O que é Esteatose Hepática (Gordura no fígado)? A Esteatose hepática, popularmente conhecida como "Gordura no Fígado", é um problema de saúde que acontece quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura.
Os alimentos que devem ser consumidos na dieta para tratar a cirrose são frutas, vegetais, cereais integrais e carnes baixas em gorduras, já que são alimentos que proporcionam nutrientes essenciais e são de fácil digestão, não exigindo muito trabalho do fígado para que sejam metabolizados.
Uma dieta saudável é útil para qualquer pessoa, mas é essencial se a pessoa tem um fígado com cirrose. Alimentos como frutas, legumes, grãos integrais e proteínas de tipos adequados e em quantidades adequadas são recomendados, devendo evitar alimentos gordurosos, mas existe total proibição de bebidas alcoólicas.
No caso de existir ascite, deveria seguir uma dieta com baixo conteúdo de sódio, diminuindo o consumo de sal e aumentando o de condimentos, como a salsinha, a pimenta, o orégano, açafrão etc., para melhorar o sabor dos pratos que preparemos; estar doente não significa não poder desfrutar da comida.