O aluno que utiliza o Tangram tem a chance de perceber formas geométricas, de representá-las, de construí-las, de nomear objetivos e criar formas a partir delas. O aluno ao utilizar o tangram, desenvolve sua capacidade de visualização, de percepção espacial, de análise e criatividade.
Para construir as figuras é preciso utilizar todas as peças do Tangram, ou seja, cada figura é formada pelas sete peças. Não devem sobrepor as figuras. Esse jogo deve ser aplicado nas aulas de matemática, para alunos do ensino fundamental do 5º ano ao 6 º ano. Não pare agora...
Você sabe como usar o Tangram na matemática? Não há dúvidas que o jogo utiliza muito da ludicidade, mas além disso ele é muito importante para o ensino da matemática. Com ele é possível trabalhar conteúdos como perímetro, área, proporção, fração, razão, divisão, multiplicação, simetrias, semelhanças, entre outros.
O Tangram é um quebra-cabeça geométrico chinês, formado por sete peças chamadas de tans.
O jogo Tangram torna possível o desbloqueio em alunos que não gostam da matemática e se sentem incapazes de compreendê-la, é a mola impulsora para compor e decompor as figuras. ... É um jogo que tem um milênio, prescreve esperteza e reprodução da imagem, na qual é eficiente para o ensino da Geometria Plana nas escolas.
A importância da utilização dos blocos lógicos, do tangram e o do material dourado na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, reside no fato de que esses materiais podem servir de atividades lúdicas e recurso didático no processo educacional.
O Tangram é um quebra-cabeça chinês, muito popular em vários lugares do mundo e jogado por pessoas de diversas faixas etárias. Acredita-se que o Tangram surgiu na China durante a dinastia Song (960 – 1279 d.C.) e era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a inteligência humana, durante a China antiga.