As células procariontes (do latim pro - primeiro e cario - núcleo) podem ser definidas, grosso modo, como as células que não possuem material genético delimitado por um envoltório nuclear. Isso quer dizer que seu material genético está disperso no citoplasma.
O Reino Monera compreende os seres procariontes. ... Assim, como são seres unicelulares, descrever a estrutura dos seres do Arquea e Bactéria é a própria descrição da célula procarionte, cuja forma simples é, em geral, esférica ou em bastonete, mas pode também ser em bastonete curto ou hélice, podendo formar colônias.
Os procariontes são organismos microscópicos pertencentes aos domínios da Bacteria e Archaea, que são dois dos três maiores domínios dos seres vivos (o terceiro domínio é da Eukaria, que contém todos os eucariontes, incluindo os animais, plantas e fungos).
Existem três tipos de microrganismos eucariontes, sendo eles as algas unicelulares, fungos e protozoários.
Entre os microrganismos eucariotos estão incluídos os protozoários, fungos e demais algas (obs. as células animais e vegetais são, também, eucarióticas). Os vírus, isolados entre os microrganismos, são deixados de lado neste esquema de organização celular.
Formas latentes de microrganismos procarióticos (bactérias): São formas que podem viver em condições adversas, como dessecamento e calor; São os Esporos e os Cistos; São formas de repouso, metabolicamente inativas ou seja, não são capazes de crescer e se reproduzir.