1 – Guapeba ou Árvore do imperador (Chrysophyllum imperiale); 2 – Pau-brasil (Paubrasilia echinata); 3 – Pau-ferro (Humiriastrum dentatum); 4 – Ipê-roxo (Handroanthus impetiginosus);
Veja as árvores mais antigas do mundo
Duas oliveiras famosas muitas vezes reivindicam ser as mais antigas do mundo. o oliveira de Vouves em Chania, Grécia, uma árvore que ainda produz frutos, estima-se que tenha 2,000 anos de idade, de acordo com a análise dos anéis das árvores.
Pinus longaeva
Foram descobertos no condado de Schoharie, Nova Iorque, fósseis do que é considerada a mais antiga árvore do mundo, trata-se de amostras bem preservadas da espécie conhecida como Wattieza, também conhecida como árvore de Gilboa, com idade estimada de 380 milhões de anos.
Como surgiu a primeira árvore do mundo? ... As pteridófitas (samambaias e avencas) foram o primeiro grupo vegetal a desenvolver esses vasos condutores, dando origem às primeiras árvores, com até 50 metros de altura, entre 200 milhões e 300 milhões de anos atrás.
pau-brasil
Origem das árvores: As pteridófitas foram as plantas pioneiras que deram origem às primeiras árvores, o que teria ocorrido entre 200 milhões e 300 milhões de anos atrás.
Há 398 milhões de anos, na primeira fase do Devoniano, a flora sofreu uma revolução que teria fortes implicações para o futuro do planeta. As primeiras plantas começaram a ganhar corpo ( virar árvores).
1- Plantar árvores ajuda a reduzir a erosão e a degradação do solo. As raízes ajudam a estabilizar o solo e, em zonas áridas, podem evitar que o vento leve embora camadas importantes, cheias de nutrientes.
Reduzir o efeito do aquecimento global, as árvores evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água, contribuem às correntes subterrâneas e à manutenção dos rios, a sombra das árvores refresca as ruas e os estacionamentos e melhor purificação de ar.
As árvores são o maior patrimônio ambiental que existe nas cidades, pois elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes e comem os insetos. Elas dão sombra e diminuem a temperatura, e aí fica bem mais gostoso andar pelas ruas.
As árvores trazem inúmeros benefícios para a saúde. Elas absorvem o gás carbônico (CO2) e liberam oxigênio, melhorando a qualidade e umidade do ar, além de absorver ruídos e o barulho na cidade, como mostrou reportagem do Verdejando desta quarta-feira (4).
Planeta precisa de 1,2 trilhão de árvores para conter aquecimento global. O planeta precisa de cerca de 1,2 trilhão de novas árvores para conter os impactos do aquecimento global. Este número representa quatro vezes o total de árvores da floresta amazônica, que atualmente possui 3 trilhões de árvores.
Pesquisadores comprovam que o aumento nas temperaturas do planeta faz com que as plantas emitam mais gases na atmosfera, contribuindo para combater o aquecimento global. ... Eles só não sabiam qual era o tamanho exato desse efeito na compensação do aquecimento global.
As florestas do mundo absorvem parte do CO2 da atmosfera, mas tendem a diminuir devido à exploração madeireira e à necessidade de novas terras para a pecuária, especialmente na América Latina, ou para a agricultura. Os incêndios que devastam grandes áreas de florestas também liberam grandes quantidades de CO2.
Estima-se que até 80% das áreas desmatadas da Amazônia sejam utilizadas como pasto. Um dos impactos ambientais mais conhecidos da atividade pecuária é a emissão de gases poluentes causadores do aquecimento global, fenômeno que contribui para o aumento da temperatura média da Terra.
As florestas tropicais tem um papel elementar na regulação global do clima além de manter a regularidade das chuvas, enquanto proteção contra inundações, secas e erosão. Elas armazenam vastas quantidades de carbono ao produzir uma quantidade significativa de oxigênio para o mundo.
Por que as florestas tropicais estão sendo destruídas? O homem é a principal causa do desmatamento ou destruição das florestas tropicais. Os humanos estão cortando as floretas tropicais por muitas razões, incluindo: madeira para uso próprio (móveis, construção de casas, etc.)
A poluição formada pelas chuvas ácidas e a necessidade de povoar as áreas interioranas tornaram a Europa o continente que mais devastou suas florestas originais.
As causas mais comuns de desmatamento estão ligadas a exploração dos recursos ambientais, como a madeira e minérios, para depois servir como local de cultivo agropecuário. Em outras situações o desmatamento pode ser provocado pelas queimadas ou visa a urbanização do espaço.
Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia, podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.
Como conter o desmatamento