Quando a análise ocorre no âmbito da palavra e da frase, ou seja, quando o estudo envolve classe gramatical e função sintática, temos a Morfossintaxe.
Antes de fazer a classificação dos termos de uma oração, deve-se observar se ela é verbal ou nominal, pois a análise sintática é feita apenas em frases verbais. Tendo certeza de que trata-se de uma frase verbal, deve-se iniciar o raciocínio lógico pelo período simples.
Para classificar sintaticamente as palavras de uma oração, por exemplo, você deve designar a função sintática dos termos da oração, como, por exemplo, se o termo é sujeito, verbo, substantivo, predicado, etc.
classifica o "por que" como advérbio interrogativo tanto nas interrogativas diretas como indiretas.» ... Para ser classificada de adverbial causal, teríamos de ter expressa a causa, por exemplo: «Ela não veio, porque ficou doente.» Neste caso, sim, estamos perante o porque – conjunção causal.
Classificação das Palavras quanto ao Número de Sílabas 1) Monossílabas: possuem apenas uma sílaba. 2) Dissílabas: possuem duas sílabas. 3) Trissílabas: possuem três sílabas. 4) Polissílabas: possuem quatro ou mais sílabas.