O Período Refratário Relativo é o intervalo no qual um segundo potencial de ação pode ser gerado, mas apenas por estímulos supraliminares, ou seja, estes estímulos têm que ser mais fortes que os normais capazes de excitar a fibra.
Quanto dura o período refratário Enquanto o homem adulto pode ter um período refratário entre alguns minutos e vários dias, em alguns casos raros, alguns não experimentam nenhum período refratário. Muitos fatores afetam esse tempo, mas a idade é o mais importante deles.
Algumas medicações, como os inibidores da fosfodiesterase (por exemplo, o sildenafil – Viagra), podem diminuir o período refratário nos homens sem problemas de ereção. Porém, é importante lembrar que estas drogas não são indicadas para este fim.
O que pode interferir é o intervalo de tempo desde a última ejaculação. Naquele homem que ejacula várias vezes em uma relação sexual ou no mesmo dia, a quantidade de líquido vai ser menor. Se ele está há muito tempo sem ter relação, será maior e apresentará uma cor diferente, pois o esperma estará mais concentrado.
Jairo Bouer explica que o tempo de ejaculação varia de homem para homem. Segundo o médico, o ideal é que esse tempo seja suficiente para o homem e a parceira ou parceiro ficarem satisfeitos com a relação sexual - o que pode variar entre três minutos de penetração e até 20 ou 30 minutos.