O condicionamento clássico (ou condicionamento pavloviano respondente) é um processo que descreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binômio estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos.
Condicionamento clássico e operante são ideias presentes na Análise do Comportamento por contingências de reforçamento, ou Behaviorismo Radical, área da Psicologia que compreende a existência como conjunto e encadeamento de comportamentos.
A diferença entre o reflexo condicionado e o condicionamento operante é que o primeiro é uma resposta a um estímulo puramente externo; e o segundo, o hábito gerado por uma ação do indivíduo. No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta.
Os processos de condicionamento são os pressupostos básicos do Behaviorismo Radical. A partir deles busca-se explicar toda complexidade comportamental do ser humano. A relação comportamento-ambiente é a síntese da natureza humana para esta abordagem.
O que é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)? Ou seja: é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa./span>
O Que é uma Análise Cognitiva? A análise cognitiva é aquela que se baseia na interpretação das emoções e comportamentos das pessoas ao passarem por determinadas situações. Ela é o oposto da avaliação comportamental, por exemplo, que acredita que o meio é que define a conduta humana e seus sentimentos.