O Círculo de Fogo do Pacífico (ou Anel de Fogo) é uma área formada no fundo do oceano por uma grande série de arcos vulcânicos e fossas oceânicas, coincidindo com as extremidades de uma das maiores placas tectônicas do planeta.
O Círculo de Fogo do Pacífico concentra a maioria dos vulcões e terremotos que ocorre no planeta. Não pare agora... Sua formação está relacionada com o encontro de várias placas tectônicas, tornando essa região uma zona com forte presença de terremotos e tsunamis. ...
Esta região foi batizada assim porque há ali, no fundo do oceano, uma grande série de arcos vulcânicos e fossas oceânicas que coincidem com as extremidades de uma das maiores placas tectônicas do planeta. Cerca de 90% dos terremotos já registrados em todo o mundo aconteceram ali.
Nessa região, ocorre o encontro das placas tectônicas, o que faz com que essa área tenha uma forte e constante presença de terremotos e tsunamis, que afeta muito as áreas próximas aonde ocorrem esses fenômenos. o Círculo de Fogo é responsável por cerca de 90% dos abalos sísmicos e de 50% dos vulcões existentes em todo ...
Por que existem tantos vulcões ao longo do "círculo de fogo"? As placas tectônicas que formam o manto terrestre flutuam continuamente sobre camadas de rochas parcialmente sólidas e parcialmente derretidas. ... A maioria dos vulcões se localiza na região de encontro das placas tectônicas.
É basicamente constituído por cadeias ou cordilheiras de montanhas, fossas oceânicas ou profundos vales e arcos de ilhas vulcânicas. A sua influência sobre a Oceania é bem relevante devido a sua pequena superfície se comparada à superfície do continente asiático!
Ao longo das áreas costeiras, há o perigo de tsunami. Ondas gigantes provocadas por terremotos ou atividades vulcânicas podem varrer regiões inteiras em pouco tempo. Vulcões próximos ameaçam localidades com erupções – através de gases, poeira, lava e deslizamentos de terra.
Assim, os países que fazem parte do círculo de fogo do pacífico são:
Os países banhados pelo círculo de fogo apresentam grande chance de acontecimento de desastres no local em decorrência do perigo que vivem ao redor de uma região com tamanha instabilidade geológica. Acontecimentos relacionados a vulcões são constantes, por exemplo.
Sua formação está relacionada com o encontro de várias placas tectônicas, tornando essa região uma zona com forte presença de terremotos e tsunamis. Na verdade, o Círculo de Fogo é responsável por cerca de 90% dos abalos sísmicos e de 50% dos vulcões existentes em todo o planeta.
Círculo de Fogo é como se denominam as regiões de maior incidência de vulcões no planeta. Existe uma relação concreta entre os vulcões e os contornos das placas tectônicas, pois as fraturas resultantes dessas deformações podem facilitar o aparecimento de vulcões.
Além da formação de cadeias montanhosas, essa localização torna o Japão um país com altos níveis de instabilidade tectônica, com a presença de vulcanismo ativo, fazendo parte de uma zona conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, que concentra os maiores vulcões em atividade do planeta.
Oceano Pacífico
O Japão se destaca na produção de veiculos, equipamentos eletronicos e artigos de informatica. Metalurgia, siderúrgica e produção naval tambem são grandes destaques. Seus principais setores industriais estão localizados nas ilhas de Honshu, Hokkaido, Shikoku e Kyushu.
A instabilidade geologica da Asia é devido ao choque de placas tectonicas que ocorre no continente ou oceano. É por isso que na Asia existem as maiores montanhas e depressoes do mundo, maremotos, vulcanismo e terremotos com maior frequencia.
Abalo sísmico é o mesmo que um terremoto, sua causa é: o movimento das placas tectônicas. O Japão é localizado em cima de onde duas dessas placas se encontram, leves movimentações são o suficiente para balançar a terra!
Os terremotos só existem porque a crosta, a parte mais externa da Terra (a crosta terrestre), é “rachada” em inúmeros blocos, que são denominados de Placas Tectônicas. Essas placas flutuam sobre um líquido muito quente e pastoso, chamado de magma (é aquele que os vulcões expelem!).
Uma das consequências do maremoto é a formação de tsunamis, ondas gigantes com alto poder destrutivo. FALSA – Tsunami e maremoto não designam o mesmo fenômeno. Maremoto refere-se ao abalo sísmico no solo oceânico, que provoca agitação das águas e formação de ondas.
→ Placa Euroásiatica Oriental Sua extensão é de 40 milhões de quilômetros quadrados. Essa placa forma uma zona de convergência com as placas das Filipinas e do Pacífico, sendo uma das regiões com maior ocorrência de vulcões e terremotos do planeta.
Limites das placas tectônicas