Capital circulante líquido é a diferença entre o Ativo e o Passivo Circulante de uma empresa, ou seja, o capital da empresa que tem liquidez e pode ser usado com facilidade para fins de giro de estoque e pagamento de dívidas de curtíssimo prazo.
Sabendo disso, vale dizer que se o capital circulante líquido apresentar resultados positivos, significa que a saúde financeira do empreendimento está indo muito bem. Então, adotar essa métrica é fundamental para que o funcionamento operacional da indústria continue a todo vapor.
Todos os ativos de uma empresa são financiados por recursos (fontes) representados no passivo. ... Quando o valor do ativo circulante é menor que o do passivo circulante, significa que a empresa possui capital de giro liquido negativo.
Nesse sentido, quando o ativo circulante é menor que o passivo circulante ,significa que o CGL (capital de giro líquido) é negativo, portanto, a empresa esta utilizando recursos de longo prazo para financiar as suas dividas de curto prazo e nessa situação a empresa apresenta um aperto em sua liquidez.
Sem capital de giro adicional, uma empresa pode precisar pedir fundos adicionais a um banco ou recorrer a investidores para levantar mais dinheiro. Capital de giro negativo significa que os ativos não estão sendo usados de maneira eficaz e que uma empresa pode ter uma crise de liquidez.
Quando o valor do ativo circulante supera o do passivo circulante, significa que a empresa possui um capital de giro positivo.