A reação de neutralização mais conhecida é a do ácido clorídrico (HCl) com o hidróxido de sódio (NaOH), resultando em cloreto de sódio (NaCl) e água (H2O). Nessa reação, todo íon hidrogênio (H+) do ácido reagiu com todo íon hidroxila (OH-) da base. Quando isso acontece, a reação é de neutralização total.
A formação de ácido clorídrico é bem reativa e deve ser feita com muito cuidado. No meio industrial essa obtenção pode ser feita de duas maneias: aquecimento a altas temperaturas do gás hidrogênio com o gás cloro, formando o HCl em sua forma pura que é gasosa.
Estômago. Milhões de glândulas situadas nas paredes do estômago produzem suco gástrico. O suco gástrico contém substâncias chamadas enzimas e ácido clorídrico, que ajudam a quebrar as partículas alimentares.
O suco gástrico é o principal agente da digestão das proteínas pelo estômago. Ele é formado por ácido clorídrico (HCl) e pepsinogênio, tendo caráter ácido, de pH 2. O pepsinogênio é uma enzima inativa incapaz de realizar sozinha a hidrólise das proteínas.
O suco gástrico é produzido pelas glândulas estomacais que se localizam nas invaginações da mucosa da parede do estômago. O ácido clorídrico tem um pH extremamente ácido, atua na desnaturação das proteínas (facilitando sua digestão), facilita a absorção de cálcio e ferro pelo organismo e destrói milhares de bactérias.
Resposta: Ácido Clorídrico. Explicação: O suco gástrico é composto por: água, sais inorgânicos, ácido clorídrico e enzimas.
Quando o alimento entra no estômago, o suco gástrico é produzido. Composto por água, sais, enzimas e ácido clorídrico, ele é altamente corrosivo e, como proteção, a mucosa gástrica é revestida por uma camada de muco.
Da boca aos estômago Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago. No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido (presença de ácido clorídrico), inicia a "quebra" das proteínas.
6 alimentos que ajudam na digestão
Quais são as regiões do intestino delgado que mais absorvem as vitaminas e minerais? Jejuno e íleo.
Localizado logo após o duodeno, o jejuno apresenta vilosidades mais longas, uma quantidade maior de células caliciformes e não possui glândulas de Brunner. É a maior porção do intestino delgado, apresentando de três a cinco metros de comprimento.
Resposta. A 2ª parte do duodeno. Porque é a parte onde se recebe os sulcos necessários para a digestão.
Função. Sua principal função é receber os alimentos parcialmente digeridos do estômago e continuar o processo digestivo. Como o duodeno é pequeno, o estômago envia o quimo (mistura de alimentos semidigeridos e enzimas e ácidos produzidos no estômago) aos poucos para esse órgão.
No duodeno atua também o suco pancreático, produzido pelo pâncreas, que contêm diversas enzimas digestivas. ... O suco pancreático contém ainda o tripsinogênio e o quimiotripsinogênio, formas inativas em que são secretadas as enzimas proteolíticas tripsina e quimiotripsina.
Eles constituem a maior parte do comprimento do intestino delgado: Duodeno. Está ligado diretamente ao estômago, responsável pelo esvaziamento de seu conteúdo. O duodeno está dividido em quatro partes: superior, descendente, inferior e ascendente.
O intestino grosso é dividido em 4 partes principais: ceco (cecum), cólon (ascendente, transverso, descendente e sigmóide), reto e ânus.
O jejuno é a parte média das três que constituem o intestino delgado (parte do sistema digestório), localizando-se entre o duodeno e o íleo.