Observe o esporófito com sua cápsula, local onde são produzidos os esporos. ... O esporófito das briófitas permanece aderido ao gametófito e apresenta uma cápsula. É nessa cápsula que ocorre a produção dos esporos haploides por meio de um processo de meiose.
Reprodução das pteridófitas Assim como nos demais vegetais, na reprodução sexuada das pteridófitas ocorre a alternância entre dois tipos de gerações, uma haplóide (n) e outra diplóide (2n). Por isso o ciclo é chamado de haplodiplobionte. A geração haplóide é o gametófito, estrutura que produz gametas através da mitose.
Os esporos são produzidos no interior de estruturas denominadas estróbilos. Formação dos megásporos e das oosferas: a formação dos megásporos ocorre nos estróbilos femininos dentro de estruturas chamadas megasporângios. No interior do megasporângio uma célula diploide sofre meiose e origina quatro células haploides.
Ao contrário da maioria das outras plantas, os musgos se reproduzem por meio de células chamadas esporos, e não por sementes. Uma estrutura semelhante a um caule produz e libera os esporos. ... Quando duas células sexuais se juntam, geram um novo caule produtor de esporos.
Os esporos são formados por meiose em uma estrutura conhecida como cápsula, que corresponde ao esporângio. Logo, os esporos são haploides (n). Com a abertura da cápsula ocorre a liberação dos esporos, que germinam ao caírem no solo, originando o gametófito.
Os musgos vivem em ambientes úmidos e sombreados. Eles podem crescer sob diferentes substratos como o solo, rochas, troncos de árvores e até mesmo em paredes. Algumas espécies de musgos formam verdadeiros tapetes verdes, cobrindo grandes áreas.
Os musgos são sempre verdes, mas os liquens podem variar de cores, sendo verdes, vermelhos ou amarelos. Os musgos são os representantes das Briófitas, são plantas de pequeno porte e avasculares, ou seja, não apresentam vasos condutores de seiva. Podemos encontrá-los em ambientes com alta umidade e muita sombra.
Resposta: os musgos se reproduzem por meio de células chamadas esporos, e não por sementes.
Basta usar uma pá para cavar. Tente pegar um pouco do solo onde ele está crescendo para ajudar a mantê-lo vivo e fazer o transplante mais fácil. Escolha um plano ideal. Musgo não é muito enjoado para cultivar, mas há algumas condições ideais sob as quais ele deve ser plantado.
Plante então cada pedaço de musgo bem firme. Pressione o musgo contra o solo ou área rochosa para fixa-lo no lugar. Depois que fizer o plantio, o musgo deve ser molhado diariamente por duas ou três semanas. Assim ele crescerá mais rapidamente e ficará bem firme no lugar.
A maioria dos musgos se sente melhor em condições de sombra, ou pelo menos em lugares onde eles não ficam expostos constantemente ao sol. Rega: Alguns musgos podem sobreviver longos períodos secos, se recuperando rapidamente quando forem umedecidos de novo. Porém, a maioria dos musgos exige umidade para prosperarem.
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
“Enquanto uma precisa ser pulverizada diariamente, outra não precisa de água. Neste caso, é mais recomendado o uso do musgo desidratado”, alerta o paisagista. É preferível, então, a aplicação de musgos vivos em vasos e arranjos de plantas tropicais, que apreciam água assim como os pequeninos.
Saiba como recuperar uma planta seca
Molhe dentro da raiz, fornecendo um irrigação profunda a 5 cm abaixo das flores. As petúnias podem se fechar após uma chuva e levar alguns dias para se abrirem. Sem água elas irão murchar e morrer. Quando não estiver chovendo, molhe as petúnias a cada 7 a 10 dias.
Como cuidar de petúnias
O solo bom para petúnia é bem drenado (que não acumula água) e rico em matéria orgânica. Como plantas floríferas são bem exigentes em fósforo, acrescente também a farinha de ossos quando for plantar.
A petúnia apresenta bom desenvolvimento em solos férteis, ricos em matéria orgânica e bem drenados, além de contar com adubação com muito ferro. >>> Espaçamento: é necessário, pelo menos, 30 centímetros entre cada flor plantada em solo sob meia-sombra na maioria das variedades de petúnia.
As mudas de petúnia podem ser feitas por meio de sementes ou por processo de estaquia. Caso você opte por realizar a propagação por meio de sementes procure usar as ferramentas de jardinagem corretas e assim colocar elas próximas a superfície do solo, pois são muito pequeninas e precisam de luz para germinarem.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo leve, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o clima ameno. Não tolera o calor intenso, períodos de estiagem, nem o pisoteio.