A articulação do ombro consiste na cabeça umeral e no soquete (cavidade glenóide). O soquete é parte da lâmina do ombro (escápula/omoplata) e é alargado pelo labrum glenoidal, um “lábio” de fibrocartilagem.
Adução horizontal – a adução horizontal ocorre no plano transverso, esse movimento é realizado pelos músculos peitoral maior e deltóide (parte clavicular), esse movimento acontece com o ombro a 90º de abdução e é possível alcançar aproximadamente 120º de ADM..
O bíceps braquial ajuda fracamente a flexão direta da articulação do ombro (trazendo o braço para frente e para cima). Também pode contribuir para abdução (trazendo o braço para o lado) quando o braço é girado externamente (ou lateralmente).
O músculo bíceps (bicípite) braquial é um dos principais músculos do compartimento flexor do braço. Suas origem e inserção atuam tanto na articulação do ombro como na articulação do cotovelo. Músculos do compartimento flexor do braço: Músculo coracobraquial.
Ele corre na superfície posterior do braço. O músculo tríceps braquial é geralmente chamado de "tríceps". Entretanto, o termo "tríceps" (em Latim significa "três cabeças") pode ser usado para qualquer músculo que possua três origens.
Como fazer um treino de peito e bíceps e de costas e tríceps de maneira adequada? De acordo com Gustavo, é mais indicado fazer a seguinte combinação de grupos musculares: em um mesmo dia treinar peito e tríceps; no outro, costas e bíceps.