De fato, se entendermos psyche no sentido que esta palavra ganha a partir de Sócrates e Platão -como uma parte imaterial, eterna, superior e quase divina do homem -, estaremos muito longe do significado de nefesh que, dependendo do caso, pode ser traduzida como "respiração", "garganta", "desejo" e "vida".
Alma é um termo equivalente ao hebraico néfesh, ao Sanscrito Ātman e ao grego psykhé e significa "ser", "vida" ou "criatura". Etimologicamente, deriva do termo em Latim animu (ou anima), que significa "o que anima". Sendo a vida de cada organismo, não sendo eterna, e nem separada do corpo, exatamente pelo contrário.
"neshama", "nephesh" ou ainda "neshama" da raíz "NSHM", respiração.) ... Pode-se entender que alma representa a união do espírito "ruach" que é o folego de vida com o corpo "o pó da terra". Por isso Deus ao criar Adão o tornou "Alma vivente" Gen.
1. Fôlego de vida. A expressão "fôlego de vida" presente neste verso origina-se do substantivo hebraico "nshamah", que significa: respiração; espírito (impulso, estímulo de vida); inspiração (iluminação, esclarecimento divino).
Para Platão a alma era dividida em três partes: a racional, situada na cabeça, a passional, no peito, a apetitiva, no abdômen.
Platão desenvolve uma teoria, baseada na tripartição da alma: (i) alma logística, correspondente à parte superior do corpo (cabeça), à qual se liga a figura do filósofo; (ii) alma irascível (que se ira com facilidade; irritável; irado; enfurecido), que corresponde à parte mediana do corpo humano (peito), caracterizada ...
O que chamamos de alma humana é composto por cinco partes:
Em hebraico, a palavra gilgul significa "ciclo" ou "roda" e neshamot é o plural para "almas". As almas são vistas como percorrendo ciclos através de vidas ou encarnações, sendo ligadas a diferentes corpos humanos ao longo do tempo.
Platão divide a alma em três partes. O lado racional está localizado na cabeça, seu objetivo é controlar os dois outros lados, com ele adquirimos a sabedoria e a prudência. O lado irascível está localizado no coração, seu objetivo é fazer prevalecer os sentimentos e a impetuosidade, com ele adquirimos a coragem.
Resposta. os outros campos do conhecimento tem objeto do conhecimento bem definido,a filosofia tem uma aparencia indefinida a respeito do seu campo de atuacao,mas ela se ocupa em aprender logo e um estudo de algo estranho e dependendo do caso pode ser util ou n.
A diferença entre o conhecimento empírico, o científico, o filosófico e o teológico está em como o adquirimos. O conhecimento empírico diz respeito ao conhecimento popular. ... O conhecimento teológico, ou religioso, é o baseado na fé religiosa, acreditando que ela detém a verdade absoluta.