Quando a bexiga não consegue realizar essas funções, surgem os sintomas do trato urinário inferior – LUTS.
Os sintomas de esvaziamento (obstrutivos) são mais frequentes e incluem hesitação (demora em iniciar a micção, esforço miccional, jato fraco e/ou entrecortado, gotejamento terminal, sensação de esvaziamento vesical incompleto e incontinência paradoxal.
A próstata é uma glândula do sistema genital masculino que tem como principais funções produzir e secretar uma parte do líquido seminal (10-30%) e também propulsionar o sêmen através da uretra durante a ejaculação.
CID10 - N40 - Hiperplasia da Próstata.
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é um aumento não canceroso (benigno) da glândula prostática, que pode dificultar a micção. A glândula da próstata aumenta conforme o homem envelhece. Os homens podem ter dificuldade em urinar e ter a sensação de que precisam urinar mais vezes e com mais urgência.
Durante o exame, o médico consegue avaliar o tamanho e a consistência da próstata e se há indícios de câncer. Com um exame de sangue, é possível verificar a presença de uma substância conhecida como Antígeno Próstático Específico (PSA) que aumenta em casos de HPB e de câncer de próstata.
A hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como aumento prostático benigno, é um problema urinário comum que afeta os homens, especialmente aqueles com mais de 50 anos. Ela dificulta o ato de urinar, piorando a qualidade de vida de milhões de homens no mundo todo.
A melhor forma de detectar o HPB é por meio do toque retal. Durante o exame, o médico consegue avaliar o tamanho e a consistência da próstata e se há indícios de câncer.