A incisão é geralmente realizada por um médico cirurgião, seu objetivo é permitir o acesso a área a ser operada. Usam-se lâminas 1, 2, 3. 4, e assim em diante, dependendo da região a ser operada. É também conhecida como Cesura, ultrapassa, sem danificar os tecidos, a derme, epiderme, e hipoderme da pele.
A laparotomia exploradora, ou exploratória, é um exame de diagnóstico em que é feito um corte na região do abdômen com o objetivo de observar os órgãos e identificar a causa de determinado sintoma ou alteração em exames de imagem.
Para a realização de cirurgia de pedras na vesícula ou colecistectomia, realizada por videolaparoscopia (laparoscopia), ou cirurgião geral ou o cirurgia do aparelho digestivo são os profissionais capacitados.
Os médicos especialistas são chamados gastrenterologistas. Algumas doenças que podem necessitar de intervenção desta especialidade são a litíase biliar (“pedras” na vesícula biliar), úlceras gástricas e duodenais, hepatite e cirrose, cancro do esófago e do estômago, etc.
Gastroenterologia é a especialidade médica que cuida das doenças do sistema digestório (boca, esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, intestino grosso e delgado, cólon e íleo).
Vc deve procurar um cirurgião do aparelho digestivo. A pedra na vesícula deve ser operada independente da ocorrência de dor pois pode causar diversas complicações como colecistite aguda, colangite e pancreatite aguda.
O ultrassom, geralmente é o mais comum para detectar a pedra na vesícula. Porém, há a possibilidade de fazer exames como a ressonância magnética ou ainda a tomografia computadorizada.