Na fotossíntese, um dos processos mais importantes é a fotólise da água associada à clorofila: neste processo, energia luminosa é utilizada para separar os átomos que compõem a molécula de água, libertando também elétrons que são depois usados para repor os perdidos pela clorofila na sua excitação.
A hidrólise de lipídeos, processo também conhecido como beta-oxidação, produz ácidos graxos e glicerol, por meio de um processo conhecido na Química, como desertificação, para a formação de ácidos carboxílicos (ácidos graxos) e álcool (glicerol).
O colesterol é o esteroide mais conhecido e está relacionado com a composição das membranas celulares e de alguns hormônios. (UFPI) A hidrólise de moléculas de lipídios produz: a) aminoácidos e água. ... Os lipídios são moléculas orgânicas resultantes da associação entre ácidos graxos e glicerol (álcool).
Essas moléculas orgânicas são forma- das a partir da associação entre ácidos graxos e álcool. Não são solúveis em água, mas se dissolvem em solventes orgânicos, como a benzina e o éter. ... Os lipídios simples são compostos que por hidrólise total dão origem so- mente a ácidos graxos e álcoois.
Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).
Glicerídios – São lipídios que atuam como reserva energética e isolante térmico, além de amenizarem impactos mecânicos. ... Já os óleos são lipídios líquidos, na temperatura ambiente, obtidos a partir de produtos vegetais. Ceras – Atuam como importantes substâncias impermeabilizantes.