A Revolta camponesa de 1381 foi uma das numerosas revoltas populares da baixa Idade Média, na Europa, e um dos principais eventos da história da Inglaterra, sob o feudalismo. Marca o fim da servidão no país, com a luta por reformas e pelos direitos dos servos.
Na Inglaterra, em 1381, os camponeses se revoltaram contra o aumento de impostos sobre os servos, contra a fixação dos salários e contra a volta da obrigatoriedade da permanência dos servos em uma dada propriedade. Grupos camponeses chegaram a marchar até Londres, destruindo edifícios e clamando por reformas.
Resposta. -Com diminuição da produção agrícola, a falta de alimentos e as altas taxas de impostos. Ocasionaram em revoltas camponesas, a maior entre elas foi a revolta de 1358, na França.
Entre as principais causas das revoltas estão o fosso cada vez maior entre pobres e ricos, o declínio do rendimento dos pobres, o aumento da inflação e dos impostos, as crises de fome, peste, guerra e motivos religiosos. O fosso social entre ricos e pobres torna-se muito mais acentuado nesta época.
Dessas insurreições, as mais significativas foram: As Lutas em Poitiers, em 1355, e a Revolta de Brétingny, em 1356. A Jacquerie de 1358, na França, e a rebelião dos Lollards, em 1381, na Inglaterra. A de Bertrand Duglesclin, em 1364, e a Rebelião dos Armagnacs, em 1380.
A) As revoltas camponesas antes no século XIV foram reprimidas violentamente pelos senhores feudais e os camponeses nunca tinham oportunidades de defesa e nunca tinham um plano de ataque bom, porém após todas as crises econômicas e a forte opressão, os camponeses/servos se prepararam melhor e conseguiram adquirir ...
Resposta. Resposta: Criação de Estados Nacionais com poder centralizado nas mãos do Rei.
Os camponeses da Alta Idade Média eram servos do senhor de terras, que lhes garantia proteção em troca do cultivo de suas terras e parte da produção como pagamento. As condições de vida eram miseráveis e os servos entregavam boa parte da produção, permanecendo somente com 1/6 do produzido.
Resposta. Resposta: Entre 1346 e 1353, a falta de higiene e de condições favoráveis de vida foram determinantes para que a peste atingisse grande parte da população. Assim, a diminuição da mão de obra caiu drasticamente, revelando um pouco da crise feudal que se iniciava.
Os principais motivos da crise do sistema feudal foram a retomada do comércio, tanto local quanto internacional, e o fortalecimento do poder militar das casas nobres que haviam estabelecido acordos com a alta burguesia.
Entre os fatores que contribuíram para a crise do feudalismo podemos destacar a necessidade da nobreza em ampliar a arrecadação de dinheiro para custear os gastos públicos, o processo de urbanização que gerou a expansão do comércio, promovendo novas relações de trabalho, como o regime assalariado; e, principalmente, o ...
Do período que vai do século XI ao XV, denominada Baixa Idade Média, o sistema feudal de exploração de braços humanos entrou em decadência devido aos avanços no setor agrícola, como a invenção do moinho hidráulico, que facilitava a irrigação, e a atrelagem dos bois nas carroças, o que possibilitou viagens com mais ...
Os servos eram trabalhadores das grandes terras comandadas pelos 'senhores' e viviam nas redondezas da propriedade. Estavam vinculados à terra pelo trabalho e não tinham direito de salário ou benefícios; trabalhavam para morar no local e recebiam os suprimentos necessários para se alimentarem e sobreviverem.