Primavera Árabe É o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011. ... Transição para as novas democracias Tunísia e Egito realizaram eleições em 2011, vencidas por partidos islâmicos moderados.
A primavera árabe foi uma série de protestos que fez com que a população mudasse a forma como via o mundo, a melhora da economia sempre foi um dos objetivos dessas manifestações e hoje vemos que a maior parte dos países que participaram estão economicamente muito mais fortalecidos.
Entende-se por Primavera Árabe a onda de protestos e revoluções ocorridas no Oriente Médio e norte do continente africano em que a população foi às ruas para derrubar ditadores ou reivindicar melhores condições sociais de vida. ... Em seguida, a onda de protestos se arrastou para outros países.
No total, entre países que passaram e que ainda estão passando por suas revoluções, somam-se à Tunísia: Líbia, Egito, Argélia, Iêmen, Marrocos, Bahrein, Síria, Jordânia e Omã. Veja abaixo as principais informações a respeito de cada uma dessas revoluções.
A Primavera Árabe também marcou o início do levante na Síria, país que hoje é palco de uma guerra civil envolvendo simpatizantes e opositores do presidente Bashar al-Assad. Por outro lado, a onda de protestos também teve outras consequências menos previsíveis.
primavera Árabe É o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011. A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia.
17 de dezembro de 2010
Os principais motivos para o início das manifestações e tumultos foram a violência policial, leis de estado de exceção, o desemprego, o desejo de aumentar o salário mínimo, falta de moradia, inflação, corrupção, falta de liberdade de expressão, más condições de vida e fatores demográficos estruturais.
Em dezembro de 2010 um jovem tunisiano, Mohamed Bouazizi, ateou fogo ao próprio corpo como forma de manifestação contra as condições de vida no país que morava. Ele não sabia, mas o ato desesperado, que o levaria à própria morte, acabaria culminando no que, mais tarde, viria a ser chamado de Primavera Árabe.
O Fórum Social Mundial 2013 aconteceu na última semana de março na Tunísia, dois anos depois que a Primavera Árabe começou nesse pequeno país do norte da África, aproximando o movimento global anti-capitalista das lutas revolucionárias da região.
" Tudo começou em dezembro de 2010 na Tunísia, com a derrubada do ditador Zine El Abidini Ben Ali. ... No total, entre países que passaram e que ainda estão passando por suas revoluções, somam-se à Tunísia: Líbia, Egito, Argélia, Iêmen, Marrocos, Bahrein, Síria, Jordânia e Omã. "
Resposta. Em 2010, o Oriente Médio e o norte da África foram sacudidos por uma série de revoltas populares que ainda trazem consequências para a região. Habitantes de países como Tunísia, Líbia e Egito foram às ruas para protestar contra governos repressivos e reivindicar melhores condições de vida.
Oriente Médio (ou Médio Oriente) é uma região localizada no continente asiático, fazendo fronteira com a Europa e África. ... O Oriente Médio é uma das regiões consideradas como “berço das civilizações”, pois foi território de civilizações antigas, como a Mesopotâmia, o Egípcio e o Árabe.
Artigos
É composta por 15 países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia.
Região conflituosa. O Oriente Médio, também chamado de Médio Oriente, é a área geográfica localizada ao leste e ao sul do Mar Mediterrâneo. Esse território percorre o leste do Mediterrâneo até o Golfo Pérsico.
Descubra quais os 10 países mais ricos do mundo
Com base na lista de países oficial com o PIB per capita, podemos afirmar que Portugal apresenta-se como um país mais rico. Ele ocupa a trigésima sexta colocação, com aproximadamente pontuação de 19 nesta escala. Já o Brasil está em septuagésimo sétimo, bastante atrás do anteriormente citado.
Lista de países da América do Sul por PIB (PPC)