A conjuração Baiana foi uma rebelião popular que aconteceu na Bahia no dia 25 de agosto de 1798, que pretendia libertar o Brasil de Portugal e atender as camadas mais baixas da sociedade.
A conjuração baiana ocorreu no final do século XVIII, em 1798 na Bahia esta revolta buscava a proclamação de uma República, direitos iguais a todos entre outros ideais. Esta abrangeu padres, brancos, negros, pobres e ricos, intelectuais, donos de engenho, escravos, artesãos, e militares.
Os revoltosos pregavam a libertação dos escravos, a instauração de um governo igualitário (no qual as pessoas fossem vistas de acordo com a capacidade e merecimento individuais), por meio da instalação de uma república na Bahia. Defendiam a liberdade de comércio e o aumento dos salários dos soldados.
A conjuração baiana foi uma revolta social que defendeu importantes mudanças sociais e políticas da sociedade. Com esta revolta, os rebeldes tinham diversos objetivos, que eram: Defender a implantação da república. ... Levar ao fim o pacto colonial com Portugal, gerando a emancipação política do Brasil.
Resposta. resposta: Alta cobrança de impostos.
Movimento conspiratório ocorrido em Salvador em 1798 Entre essas atividades profissionais estavam os alfaiates, soldados de baixas patentes, artesãos, carregadores, pescadores, sapateiros, pedreiros e vendedores ambulantes. E foi justamente essa classe social que aderiu a Conjuração Baiana.