Método 1 de 2: Ao colocar as bananas num saco de papel pardo com outra fruta, você maximizará a quantidade de gás etileno liberado. O Gás etileno é a substância que a fruta produz enquanto amadurece. Isso ajudará a acelerar substancialmente o processo de amadurecimento, dando-lhe bananas macias e cremosas.
Os solos mais adequados para o desenvolvimento do mamoeiro são os de textura areno-argilosa, com pH variando de 5,5 a 6,7.
Para o plantio direto no solo, disponha as sementes a 1,25 cm de profundidade, com distância entre si de cinco centímetros. É preciso obter dessa etapa as plantas machos e fêmeas. Plantar mais, te dá maior segurança de obter esses dois tipos. Faça a seleção das melhores mudas.
Como no mamoeiro os frutos estão em constante formação, há competição por nutrientes entre os novos e os já desenvolvidos. A deficiência mineral e a baixa insolação podem levar a uma menor atividade fotossintética, com queda dos frutos.
O primeiro efeito das quedas é a grande quantidade de fruto no pé, talvez seja de desconhecimento de muitos a prática do ralheiro, que é retirar do pé algumas frutas enquanto estão pequenas, isso ajudará a planta a conseguir se manter viva e proporcionar aos frutos, nutrientes suficientes para o desenvolvimento.
Flores do Mamoeiro Macho: As flores têm grande aplicação como remédio para combater a rouquidão, a tosse, a bronquite, a traqueíte, a laringite. Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel, numa panela ou vasilha resistente à água fervente.
Para diferenciá-los, o segredo é observar as flores que, embora sejam sempre branco-esverdeadas, mudam conforme o sexo do mamoeiro. ... Os frutos também variam de uma planta para outra: os que surgem de flores femininas e hermafroditas são, respectivamente, arredondados e alongados, ambos ótimos para o consumo.
A casca, por sua vez, merece ainda mais destaque. “Ela reúne uma quantidade maior de proteínas, fibras, potássio e fósforo do que a polpa“, explica Natália. Se quiser sair do óbvio na cozinha, vale inclui-la em sucos, vitaminas e receitas de bolo.
Pra fazer esse xarope, fervemos as folhas de hortelã graúda, guaco e flores do mamão em água, até murchar. Coamos o líquido, depois misturamos com açúcar mascavo ( uma proporção de 1 xícara de açúcar para 3 de líquido mais ou menos, e reduzimos até ficar em ponto de calda.
- Xarope: ferver 1 xícara de água e 2 folhas picadas, durante 5 minutos. Coar, acrescentar 2 colheres de açúcar e levar ao fogo novamente. Tomar 1 colher, 2 a 3 vezes ao dia; - Banhos: 40g de raiz, para um litro de água, que pode ser diluído na água do banho.