Prova objetiva para Agente Administrativo
Normalmente, o cargo da PF com maior oferta de vagas é o de agente, seguido da área administrativa, escrivães e papiloscopistas. O cargo de delegado conta com um número menor de oportunidades. Os salários altos e possibilidade de subir na carreira fazem a concorrência por uma vaga ser altíssima.
O profissional tem a responsabilidade de executar investigações e operações policiais, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança e desempenhar outras tantas atividades de natureza policial e administrativa. Os salários aqui começam em R$ 12.
Policiais federais se alistam para entrar no COT voluntariamente — não há obrigatoriedade ou qualquer recrutamento. A seleção é rigorosa e exige alto condicionamento físico e mental, avaliados por uma série de testes preliminares, nos quais cerca de 60% dos candidatos são eliminados.
O Comando de Operações Táticas (COT) é a principal unidade tática de elite do Departamento de Polícia Federal do Brasil.
Escrivães e Agentes da Polícia Federal podem fazer parte dos NEPOM´s e DEPON´s (Delegacias Especiais de Polícia Marítima), até mesmo os recém-formados. Os policiais podem fazer parte da unidade após comprovada capacitação ou através de recrutamento interno.
O concurso da Polícia Federal é composto de questões objetivas e discursivas. Além disso, existem exames de aptidão física, avaliação psicológica, exame médico e avaliação de títulos. ... Para agentes, papiloscopista e escrivão da Polícia Federal, qualquer área de formação é aceita.
Para concorrer ao cargo de Agente Administrativo da PF o nível de escolaridade exigido é o ensino médio completo, ou antigo 2º grau.