Para um aquário normal, necessitará aproximadamente 1 quilo de cascalho por cada 5 litros de água, ou 1 quilo de cascalho para cobrir aproximadamente 100 cm 2 de área.
A grande vantagem do cascalho é que ele não afeta os parâmetros da água de nenhuma forma: não aumenta nem diminui o pH, nem afeta a dinâmica do ecossistema de maneira alguma. Por outro lado, se você tiver um bom filtro, a areia é a melhor opção para manter o seu aquário em excelentes condições.
O filtro biológico (foto abaixo) é tradicionalmente um conjunto de placas perfuradas colocadas no fundo do aquário, abaixo da camada de cascalho, que têm por função facilitar a circulação de água na camada de cascalho, provendo oxigênio para as bactérias importantes que ai se alojam.
Colocar o aquário em um lugar não recomendado O aquário deve estar em um local iluminado, mas não pode receber luz direta do sol. Na verdade, como a temperatura da água deve ser mantida sempre estável, o ideal é mantê-lo em locais ventilados, mas sem picos de frio ou de calor.
Não monte o aquário muito perto de uma TV ou alto-falantes O piscar de uma tela de TV ou até mesmo o som alto dos alto-falantes podem incomodar alguns peixes. ... Apenas evite os locais onde isso pode causar algum tipo de impacto para os peixes.
Utilize sempre o aquecedor com termostato próximo a saída de agua do seu filtro, ou onde haja maior movimentação de agua para que o aquecimento seja uniforme e distribuído por todo aquário.
São equipamentos elétricos que tem como função aquecer a água do aquário. Possuem uma resistência interna, semelhante à de um chuveiro elétrico, a qual aquece com a passagem da água. Está resistência fica, geralmente dentro de um tubo de vidro que é submerso e elevando a temperatura da água ao seu redor.
Aquecendo seu aquário É hora de aumentar o calor! Aquecer o tanque é extremamente simples. Tudo que você precisa é de um bom aquecedor de aquário. Este pequeno dispositivo prático fica embaixo d'água e continuará a aquecer a água até que a temperatura desejada seja atingida.
Escolha um local na parte interna do aquário, abaixo do nível da água, ou seja, o termômetro precisa ficar totalmente submerso e fixe a ventosa com o termômetro no vidro do aquário.
Com certeza! Ao instalar um termostato pela primeira vez, deixe o equipamento desligado, mas dentro da água para que ele se aclimate à temperatura do aquário. Deixe-o lá desligado por cerca de 20 a 30 minutos antes de conectá-lo na energia. Isso ajuda a evitar que o termostato receba um choque térmico e se quebre.
Com relação à potência vale a regra de 1 watt por litro de volume bruto do tanque. Se seu aquário tem 50 litros o aquecedor deve ter 50 watts e assim por diante. Veja que estamos nos referindo ao volume bruto do tanque, sem descontar o espaço ocupado pelo substrato e enfeites.
Arranjados em uma estrutura em forma de espiral, os ésteres colestéricos presentes no cristal líquido, sofrem uma mudança quando submetidos à variações de temperatura. Estes movimentos moleculares resultam em cores visíveis captadas pelos olhos.
Cada espécie de peixe necessita de uma temperatura da água ideal para ter uma vida saudável, mas, no geral, eles toleram bem a faixa de 21° a 25°C. Conseguindo mantê-la com essa temperatura, é possível se ter um único aquário com várias espécies de peixinhos.
A Pata Mania recomenda como ideal o aquecedor com termostato que equivalha a 1 watt de potência para cada litro de água, ou seja, se o aquário tiver 25 litros, o ideal para ele será o aquecedor com termostato de 25 watts.
Quantos peixes colocar em um aquário de 40 litros: Peixes pequenos: 40 (litragem) / 1.
Em um aquário de 60 litros é possível manter um casal de peixes-palhaço, um Goby Coral Yellow, um Firefish e um Royal Gramma sem maiores problemas, mas como regra geral, mantenha no máximo cinco peixes pequenos em um aquário com essa litragem.