O Flamengo nunca foi rebaixado para a segunda divisão no Campeonato Brasileiro. A polêmica envolvendo um provável rebaixamento em 1995, embora tenha deixado a desejar em campo, é fake, ou seja, não existem provas que justificam a queda do elenco Rubro-Negro. Entenda o que de fato aconteceu naquele ano.
Além do Flamengo, os times do Santos e São Paulo também nunca foram rebaixadas no Campeonato Brasileiro da primeira até a segunda divisão. Porém, a história de que "time grande não cai" vai mostrando ser uma inverdade cada vez mais.
Clube gaúcho caiu em 1991 e em 2004 e retornou à elite nos anos seguintes, em campanhas marcadas por polêmicas e pela "Batalha dos Aflitos" O Grêmio está oficialmente rebaixado e terá de encarar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2022.
Não, não foi. No ano seguinte, 1934, a relação de times que disputaram a primeira divisão do Campeonato Carioca oficial foi a seguinte: Botafogo (tricampeão), Olaria, Mavílis, Andaraí, Portuguesa, Engenho de Dentro, Confiança, Brasil, Cocotá e River. Ou seja, todos que disputaram o Campeonato Carioca Oficial de 1933.
Ainda sobre a Primeirona de 1994, o Cruzeiro só não caiu para a Série B porque o Remo ficou atrás dos mineiros nos critérios de desempate, após as equipes passarem por uma repescagem que, para muitos críticos, foi uma '"manobra" da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para livrar a Raposa da queda.
As polêmicas e alegações de viradas de mesa não encontram respaldo nos fatos e regulamentos da competição. Portanto, a história do Flamengo em 1995 permanece como parte da rica tapeçaria do futebol brasileiro, marcando um ano especial no centenário do clube.
Em 1999, o torneio adotou um novo formato para o rebaixamento, determinando que cairiam para a Série B os quatro clubes que tivessem a menor média de pontos nos campeonatos de 1998 e 1999.
Campeonato Brasileiro de Futebol de 1995
XXXIX Campeonato Brasileiro de Futebol | |
---|---|
Campeonato Brasileiro de Futebol da 1ª Divisão de 1995 | |
Campeão | Botafogo (2º título) |
Vice-campeão | Santos |
Rebaixado(s) | Paysandu União São João |
A resposta é simples e direta: não, o Flamengo não foi rebaixado no Brasileirão de 1995. No entanto, é importante destacar que, naquela edição do campeonato, apenas duas equipes foram rebaixadas, o que era uma prática comum nas edições anteriores do torneio naquela época. Portanto, apesar de ter terminado entre os quatro últimos colocados, o Flamengo conseguiu se manter na elite do futebol brasileiro.
O Flamengo manteve a liderança estabelecida no ano passado, com 17.054 pontos. Campeão da Libertadores, o Palmeiras também permaneceu na mesma posição do ranking de 2021, no segundo lugar. Maior campeão do país neste ano, o Atlético-MG saltou da nona posição, em 2021, para o terceiro lugar no ranking de 2022.
Entre todos esse jogos, o Flamengo, de modo geral, somou apenas 24 pontos, em 23 jogos, com mais derrotas e empates (9) do que vitórias (5), a equipe terminou a competição na 21ª posição, duas acima dos rebaixados Paysandu e União São João de Araras, que tinham 18 e 9 pontos, respectivamente.
A ocorrência mais notória envolvendo o Flamengo e um provável rebaixamento aconteceu em 1995. … Em 1995, desde o início da competição, o regulamento já previa a queda de somente dois times. Dessa maneira, a tal norma do Flamengo naquele ano nunca aconteceu e qualquer evidência trata-se de fake news.
O Flamengo, talvez por ser o clube mais popular do país e por ter assim um grande número de desafetos, rivais, antis e haters, é acusado de ter caído ou de merecer a queda em 1933, em 1987, em 1995, em 2002, em 2013, em 2014...
A temporada de 1987 ficou marcada na história do futebol brasileiro após a polêmica envolvendo Flamengo e Sport sobre quem realmente foi o campeão do Brasileiro. Naquele ano, o elenco carioca venceu a Copa da União (torneio criado pelo Clube dos 13), enquanto Sport e Guarani disputaram a final do Módulo Amarelo (segunda divisão) nos pênaltis, enquanto o placar de 11 x 11 deu o empate aos dois clubes. No cruzamento, o Flamengo se recusou a jogar enquanto o Sport venceu o elenco do Guarani e, dessa maneira, a CBF considerou que o time pernambucano foi o vencedor, enquanto flamenguistas dizem o contrário.
Não, o Flamengo nunca foi rebaixado no Brasileiro. Porém, o elenco tropeçou por diversas ocasiões em temporadas ao longo dos anos na história do futebol brasileiro e, por pouco, não chegou lá devido ao seu desempenho ruim apresentado em campo.
Um dos fatores que foi analisado durante a investigação foi a possível influência política na decisão de não descer ao flamengo em 1995. Links foram encontrados entre o clube e figuras políticas relevantes na época, que alimentavam a suspeita do favoritismo.
1995: Rebaixado no ano do centenário, o clube só não jogou a série B por manobra da CBF de mudar de 4 pra 2 os rebaixados na penúltima rodada com o rubro negro já rebaixado matematicamente.
Evitando confusão entre os nomes dos torneios, a Copa Brasil passou a ser chamada Campeonato Brasileiro, em 1989. Em 1999, o torneio adotou um novo formato para o rebaixamento, determinando que cairiam para a Série B os quatro clubes que tivessem a menor média de pontos nos campeonatos de 1998 e 1999.
Ao final do campeonato, foram rebaixados para a Série B de 1996 os dois últimos colocados, Paysandu e União São João. Paralelamente, foram promovidos para 1995 o campeão e o vice da Série B de 1995, respectivamente Atlético Paranaense e Coritiba.
O Campeonato Brasileiro de 2020 só acabará em 24 de fevereiro de 2021. O fato é curioso, mas não é inédito na história. Esta será a décima vez que uma competição nacional começa em um ano e termina no ano seguinte.
A Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2019, oficialmente Brasileirão Assaí – Série A 2019 por motivos de patrocínio, foi a 63....Campeonato Brasileiro de Futebol de 2019 - Série A.
Mas como ela pretende fazer isso em meio à pandemia? Entenda com a gente em um minuto. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a projeção é que o principal campeonato do país comece no dia 9 de agosto, se estendendo até o início de fevereiro.
O primeiro turno do Campeonato Brasileiro termina nesta segunda-feira (2/11). A 19ª rodada da competição definirá o campeão da primeira metade do torneio. Iniciado em meio à pandemia do novo coronavírus, o que não faltaram foram surpresas, demissões de treinadores, times se destacando e outros… nem tanto.
O Brasileirão 2020 ainda não tem data certa para começar. Mas o campeonato seguirá com a fórmula de pontos corridos e 38 rodadas, exatamente como estava previsto antes da pandemia e a paralisação geral do futebol. Pra isso, mesmo com intervalos menores entre as partidas, a competição vai invadir 2021.
O campeonato brasileiro 2020 começará no dia 3 de maio (Série A) e 2 de maio (Série B). As 38 rodadas do Brasileiro terminarão no dia 6 de dezembro de 2020 para a série A e 28 de novembro para a série B. Veja todas as datas: Calendário completo do futebol brasileiro 2020.
Inicialmente, o Brasileirão teria sua última rodada no dia 6 de dezembro, contando com o início do campeonato no primeiro fim de semana de maio. Portanto, a duração total seria de sete meses. Com o novo calendário publicado pela CBF, a duração da competição será a mesma.
Faltam apenas 10 rodadas para o fim do Brasileirão 2020.
Não há campeões por turnos, sendo declarado campeão brasileiro o time que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas.
Brasileirão Série A - Tabela e classificação
Tabela
Tabela Brasileirão 2020 twitter linkedin e-mail imprimir
Quais são os jogos de hoje do Brasileirão? Veja horários e onde assistir
Participantes
Confira abaixo o Top 10 do ranking da CBF: Flamengo (16.
É só acessar www.cbf.com.br!!!
Classificação e jogos
Jogos de hoje | Confira todos os jogos de hoje