Resíduo do que se desorganizou por atrito; restos.
3 sinônimos de detritos para 1 sentido da palavra detritos: 1 resíduo, restos, sobras.
Examinava vem do verbo examinar. O mesmo que: estudava, explorava, analisava, averiguava, indagava, investigava, refletia, ponderava, observava.
substantivo masculino plural Matérias fecais; excrementos: dejetos humanos, dejetos orgânicos.
Definição. Os resíduos da produção animal são, na sua maioria, dejetos. Os dejetos são constituídos por fezes, urina, água desperdiçada pelos bebedouros e de higienização, resíduos de ração, pêlos, poeiras e outros materiais decorrentes do processo criatório.
Significado de Hidrológico adjetivo Relativo à hidrologia, à ciência que estuda o modo de aparecimento, circulação e distribuição das variadas formas de água na superfície do planeta Terra: sistema hidrológico de análise do solo.
O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, refere-se ao movimento contínuo que a água faz pelo meio físico e pelos seres vivos do ecossistema, passando através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera.
O conceito de ciclo hidrológico (Figura 4) está ligado ao movimento e à troca de água nos seus diferentes estados físicos, que ocorre na Hidrosfera, entre os oceanos, as calotes de gelo, as águas superficiais, as águas subterrâneas e a atmosfera.
Os serviços de Estudos Hidrológicos buscam medir a área de contribuição de rio (área de escoamento) a partir de uma planta, tirar o fluxo de água em razão do tempo de recorrência, e projetar os próximos anos (geralmente 100 anos).
hidrologia
Vazão específica (l/s/km²) = (Vazão média mensal / área da estação) * 1000 AD Estação (área da estação) = km² m³/s * 1000 = l/s l/s / km² = vazão específica* * É uma variável hidrológica de relação entre a vazão e a área da bacia hidrográfica.
A Capacidade Específica do Poço é obtida através da divisão simples entre a vazão extraída e o rebaixamento produzido. Tem a dimensão (U/T). TOOD (1967) mostra que este parâmetro varia com o tempo e com a vazão extraída.
A vazão média de longo período é definida como a média das vazões médias anuais para toda a série de dados, sendo denominada como específica quando dividida pela área da bacia hidrográfica de interesse. Para uma bacia com dados este cálculo é uma tarefa simples.
A técnica mais comum para determinação do volume de um açude se faz através da batimetria, porém este não é um meio prático porque corresponde a uma técnica de campo que envolve várias pessoas e equipamentos, além de possuir um custo elevado e disponibilidade de tempo.
V - Agora sim podemos calcular a vazão do rio pela fórmula (Q = 0,8 x A x V). Então, no nosso exemplo, a vazão é Q = 0,8 x 0,24m² x 2 m/s = 0,384 m³/s. Sabemos que 1,0 m³ = 1000 litros então, multiplicando o resultado por 1000 achamos a vazão em litros por segundo. No exemplo, Q = 384 litros/segundo.
Vazão é o volume de fluido que passa por uma seção por determinado período de tempo. Tratando-se de água, essa seção pode ser um rio, canal, estação de tratamento e até residência. Um cálculo específico é utilizado para medir a vazão de um rio, que considera a área e o tempo.
Como medir a vazão de um poço artesiano? Para saber a vazão de um poço, é necessário realizar um teste de vazão automático, também chamado de teste de bombeamento ou produção. Esse teste dura 24 horas e registra o fluxo de água do poço, calculando o rebaixamento do seu nível.
A velocidade (do flutuador ou "V") é o espaço por ele percorrido (distância entre piquetes ou "e"), dividido pelo tempo (t) cronometrado nesse trecho. Admite-se que essa velocidade seja a mesma da correnteza à superfície do rio. Se a distância foi de 10 metros e o tempo 5 segundos, teremos: V = 10/5 = 2 m/s.
Considerando um ponto fluido e levando-se em conta a hipótese do contínuo, temos: Podemos determinar a vazão através da seção transversal considerada integrando-se ambos os membros da equação acima relacionada, o que resulta: Através das equações Q = v . A e Q = ò (função da velocidade).
Para medir a profundidade de um rio, uma equipe utiliza um radar que emite ondas sonoras na faixa do ultrassom. Ao encontrar obstáculos, como o fundo do rio, o som é refletido e detectado novamente pelo equipamento.
O cálculo é feito pela divisão da vazão (21,6 L/min) pela área da pequena bacia (12 ha). Supondo que a produtividade média de água em fins do período de estiagem, setembro, na região Sudeste, tenha sido de 1,8 L/min.
Medição da vazão de ar com um anemômetro Um anemômetro térmico funciona sem rotor e é uitilizado principalmente para realizar medições da velocidade da ar, da temperatura e da umidade diretamente na canalização ou nas saídas.
Lembrando que 1 m³ = 1000 litros ou 1 litro = 1E-3 m³. R: A vazão da água será de 3,22 l/s.
VAZÃO EM CANAIS FLUVIAIS Por vazão entende-se o volume de água que passa numa determinada seção do rio por unidade de tempo, a qual é determinada pelas variáveis de profundidade, largura e velocidade do fluxo, e é expressa comumente no sistema internacional (SI) de medidas em m³/s.
a) a urbanização pode afetar a vazão de um rio com a impermeabilização do solo, o que diminui a quantidade de água absorvida. A impermeabilização pode aumentar também o escoamento superficial das águas, o que aumenta o nível do rio.
A urbanização de forma desordenada, sem diretrizes de ocupação, impacta gravemente no ciclo hidrológico, pois causa drásticas alterações na drenagem, elevando a possibilidade de ocorrência de enchentes e deslizamentos, impondo riscos à saúde e à vida humana.