Resumo. A Lei da Conservação das Massas ou Lei de Conservação da Matéria proposta por Lavoisier postula que: "A soma das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação." ... Ou seja, ela torna-se maior após o contato entre eles uma vez que apresenta a massa do ferro e a massa do ar.
As leis ponderais de Lavoisier, Proust e Dalton são relações matemáticas estabelecidas com as massas das substâncias de uma reação química. ... Nessa equação, temos A e B antes da seta (indica o sentido da reação), que representam as substâncias responsáveis por promover a reação e, por isso, são chamadas de reagentes.
As leis das reações químicas são divididas em dois grupos: Leis Ponderais e Leis Volumétricas, portanto a Lei de Gay Lussac não participa das Leis Ponderais.
Na Química, as Leis Ponderais incluem a “Lei de Proust” e a “Lei de Lavoisier”. Ambas contribuíram para o avanço da Química como ciência de forma que introduziram o método científico.
A lei volumétrica de Gay-Lussac diz que, nas mesmas condições de temperatura e pressão, os volumes dos gases de uma reação formam uma proporção constante. Joseph Lous Gay-Lussac (1778-1850) foi um cientista que fez estudos importantes sobre os gases.
A lei das proporções múltiplas é uma das leis fundamentais da estequiometria, descoberta em 1803 pelo químico inglês John Dalton. A lei baseia-se na lei das proporções definidas, e diz que quando elementos químicos se combinam, fazem-no numa razão de pequenos números inteiros.
As combinações químicas mostraram a existência de certas relações matemáticas entre as quantidades de massas e volumes das substâncias que participam da reação. Estas relações começaram a ser notadas ao final do século XVIII e foram denominadas de Leis das Combinações Químicas.